Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 2 de 40Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 3 de 40Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 4 de 40Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 5 de 40Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Mais Imagens+ 35

Bình Chánh, Vietnã
  • Arquitetos: Ho Khue Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  621
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MTIB, Saint-Gobain
Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 5 de 40
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Ho Khue Architects apresenta a pequena fábrica da Desino Garmet and Accessory. São três edifícios em uma área de 8000 m² localizada no parque industrial Vinh Loc, distrito de Binh Chanh, HCMC Vietnã. O objetivo deste projeto era promover um espaço de trabalho confortável e de qualidade para os funcionários em um edifício com baixo custo de refrigeração. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 19 de 40
© Hiroyuki Oki

O projeto consiste na renovação de uma antiga fábrica abandonada. A pedido do dono da Thai Duong Company, o edifício da antiga fábrica foi renovado para servir como um espaço de trabalho ideal, com iluminação e ventilação natural, temperaturas agradáveis e espaços verdes. O projeto acomodou blocos de escritórios destinados aos designers, que permitem liberdade de movimento e promovem o trabalho em equipe. Um espaço claro e naturalmente resfriado promove trabalhos de qualidade. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 6 de 40
© Hiroyuki Oki
Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 32 de 40
Diagrama 2
Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 11 de 40
© Hiroyuki Oki

O objetivo deste projeto foi reduzir a pressão aos trabalhadores no escritório ao despertar uma sensação de equidade e acessibilidade aos diretores e aos gestores da fábrica. Como esperado, o projeto mudou as dinâmicas de trabalho da empresa ao escolher não separar e dividir os espaços com  paredes e salas fechadas. Tanto os funcionários da fábrica quanto os diretores e gestores têm a liberdade de interagir entre si, aumentando a produtividade e eliminando a sensação de exploração, comum à esses ambientes de trabalho. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 13 de 40
© Hiroyuki Oki

Os blocos de escritórios estão localizados no coração da Fábrica 1, próxima da entrada principal deste campus industrial. As salas de trabalho foram organizadas em apenas uma linha, que foi expandida para fora do edifício mais de 3m para restringir a monotonia da fachada.  

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 16 de 40
© Hiroyuki Oki

O segundo pavimento foi projetado para receber espaços de escritórios e a diretoria. Utilizando divisórias de vidro em toda a fábrica foi possível promover e facilitar a integração entre os funcionários. O pavimento térreo é um espaço criativo para exibir amostras, junto com espaços de estar que se organizam entre jardins, permitindo uma sensação de reabilitação e tranquilidade para todos. Este espaço é também apreciado por clientes que gostam de acompanhar o processo criativo da companhia. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 8 de 40
© Hiroyuki Oki
Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 34 de 40
Planta - Térreo

Os dois pavimentos são conectados por um grande átrio que se estende por todo o projeto. Além de promover uma agradável conexão com a natureza, dá também aos clientes e consumidores uma ideia de dinamismo e colaboração entre a empresa e seus funcionários. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 4 de 40
© Hiroyuki Oki

As paredes são revestidas de painéis vazados com um padrão inspirado nas colmeias de abelhas, o que permite a ventilação natural em todo o edifício. As fachadas são envoltas por um jardim de plantas trepadoras, que reduzem tanto a incidência de luz do sol quanto de calor. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 38 de 40
Fachada 01

Árvores protegem as fachadas com maior insolação, o que também cria uma ambiência agradável àqueles que visitam a loja. As plantas ajudam os funcionários a se sentirem confortáveis e relaxados, enquanto trabalham para produzir produtos de alta qualidade. O terraço ajardinado não somente auxilia no resfriamento do edifício, como também consiste em jardins e hortas que proporcionam alimentos saudáveis para os funcionários. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 22 de 40
© Hiroyuki Oki

A fábrica da Desino no Vietnã é pioneira e ousada em sua abordagem. A mensagem da companhia é clara ao focar em um ambiente saudável e revigorante para seus funcionários. 

Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects - Imagem 29 de 40
© Hiroyuki Oki

Originalmente publicado em Março 16, 2018. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bình Chánh, Ho Chi Minh, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica e Escritório DESINO Eco / Ho Khue Architects" [DESINO Eco Manufactory Office / Ho Khue Architects] 28 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888334/fabrica-e-escritorio-desino-eco-ho-khue-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.