Sistema de fachada com vegetação e vidro pode ser uma alternativa para climas tropicais

Cortesia de Inrestudio

Em resposta ao clima tropical do Vietnã, este edifício de escritórios foi projetado com uma dupla camada de revestimento externo que serve para moderar o ganho de calor e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto acústico em meio ao ruidoso contexto urbano de Ho Chi Minh. Concebido pelo escritório Inrestudio, o projeto faz uso, nas palavras dos arquitetos, de uma "pele dupla tropical" como "alternativa de projeto corporativo para ambientes urbanos tropicais". A fachada é composta por módulos de aproximadamente 400 milímetros cúbicos, feitos de seus anéis de aço. O sistema de módulos da fachada suporta canteiros para arbustos e árvores que garantem o sombreamento do interior do edifício.

Cortesia de Inrestudio

A modularidade da fachada se estende para dentro do edifício através da estrutura e proporciona ao interior uma conexão única com a natureza em meio ao denso contexto urbano. O sistema de fachada com vegetação integrada também garante maior proteção contra a infiltração de água da chuva, quando comparado com sistemas usuais de uma única camada frequentemente usados no Vietnã e em outras regiões do globo.

Cortesia de Inrestudio

Tendo em vista que sistemas de fachada de vidro duplo não são tão eficientes e necessários em um clima como o do Vietnã, o projeto é composto uma camada interna de vidro e uma camada externa de vegetação, o que facilita a manutenção e gerante o conforto dos ambientes internos. 

Cortesia de Inrestudio
  • Arquitetos

  • Arquiteto

    Kosuke Nishijima
  • Arquiteto encarregado

    Nguyen Quynh Ha, So Adachi
  • Área

    2.420,0 m²
  • Ano do projeto

    2018

Via: INRE Studio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Abdallah, Collin. "Sistema de fachada com vegetação e vidro pode ser uma alternativa para climas tropicais" [A "Double Skin System" Provides an Alternative Office Design for Tropical Urban Environments] 05 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888300/sistema-de-fachada-com-vegetacao-e-vidro-pode-ser-uma-alternativa-para-climas-tropicais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.