O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Infraestrutura
  4. Espanha
  5. Carlos Seoane
  6. 2016
  7. Mirante Pedra Da Ra / Carlos Seoane

Mirante Pedra Da Ra / Carlos Seoane

Mirante Pedra Da Ra / Carlos Seoane
Mirante Pedra Da Ra / Carlos Seoane, © Ana Amado
© Ana Amado

© Ana Amado © Ana Amado © Ana Amado © Ana Amado + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Ribeira, A Coruña, Espanha
  • Arquitetos Encarregados

    Maria Montero, Eduardo Castrillón, Adrian Rio, Raquel Ferreiro, Maria Montenegro, Oscar Fuertes, Soledad Bugallo, Marta Fernández
  • Área

    3300.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Ana Amado
© Ana Amado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do mirante da "Pedra Da Ra" é uma iniciativa inserida no contexto de um programa de investimentos municipais que tenta promover as possibilidades turísticas do município de Riveira. 

O conhecido ponto para o observação da "Pedra Da Ra" está em uso como mirante desde os anos 80, quando se construiu uma escada de concreto para subir ao topo da rocha e a partir de então tornou-se possível observar dali o horizonte do Oceano Atlântico.

© Ana Amado
© Ana Amado

Com o passar do tempo, essa escada original foi se deteriorando e, com isso, foi perdendo todo seu sentido original. O projeto nasce da necessidade da demolição da escada de concreto, agressiva com o entorno e com a própria rocha, para propor uma intervenção de recuperação do estado natural do lugar.

© Ana Amado
© Ana Amado

Limpeza

A primeira ação proposta foi de limpeza, primeiro com a retirada da escada original e então com a movimentação de terras e limpeza do entorno de sedimentos e arbustos.

© Ana Amado
© Ana Amado

Como resultado dessa limpeza, foram evidenciadas novas formações rochosas que fizeram necessário o replanejamento do projeto original para transformar a proposta em um mirante pontual no desenho de um espaço de origem de diversos percursos de pedestres muito diferentes, tanto para o forte celta próximo -Castro da Cidá- de grande valor arqueológico, quanto para a colina que leva ao parque natural das dunas de Corrubedo.

Planta
Planta

Sobretudo estamos tentando construir um novo marco que permita contemplar tanto o horizonte do Oceano Atlântico e o parque natural de Corrubedo, quanto a singular formação rochosa que dava origem a seu nome -Pedra da Rá-, mas principalmente propondo o monte da Cidá como um espaço natural único por seu passado arqueológico e seu valor paisagístico.

© Ana Amado
© Ana Amado

Materiais

Como resultado de um sentimento de busca pelo pertencimento, o projeto se baseou fundamentalmente no uso de materiais da região, sobretudo o granito silvestre de uma pedreira local, a pedreira do Confurco localizada a cerca de 10 km, e na reutilização de lajes de pedra vellas e pedras de calçada igualmente recicladas de outras obras de pavimentação de alguns dos caminhos. Essa escolha permitiu gerar uma intervenção de baixo custo e pouca manutenção.

© Ana Amado
© Ana Amado

As plantas utilizadas para a vegetação são do tipo rasteiras, localizadas no monte próximo e replantadas no entorno da Pedra Da Ra.

© Ana Amado
© Ana Amado

Dada a natureza da pedra escolhida, de granito silvestre e vegetação das plantas rasteiras, o espaço resultante será em seu conjunto um lugar de nenhuma ou pouca manutenção.

© Ana Amado
© Ana Amado

Resumidamente, o projeto propõe uma transformação fundamental, passando de ser um espaço centralizado no visual, em um ponto concreto, para ser um espaço de percursos, origem de trilhas e movimentos diversos que permitem contemplar a natureza de diferentes pontos, mas sobretudo para andar por ela e senti-la através de vários sentidos por meio de suas texturas, sons e cheiros.

© Ana Amado
© Ana Amado
© Ana Amado
© Ana Amado

Definitivamente, o projeto tentou reforçar o movimento contra o estático e recuperar o tátil para além do visual, gerando um conjunto de caráter diverso, onde a natureza é a protagonista e a arquitetura é apenas sua moldura.

© Ana Amado
© Ana Amado

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Carlos Seoane
Escritório
Cita: "Mirante Pedra Da Ra / Carlos Seoane" [Pedra Da Ra Lookout Point / Carlos Seoane] 03 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888297/mirante-pedra-da-ra-carlos-seoane> ISSN 0719-8906