Estádio de Críquete de Ruanda / Light Earth Designs

Estádio de Críquete de Ruanda / Light Earth Designs

Estádio de Críquete de Ruanda / Light Earth Designs - Mais Imagens+ 40

Kigali, Ruanda
  • Arquiteto Responsável: Tim Hall
  • Arquiteto Responsável Cobertura: Michael Ramage
  • Coordenação Da Obra: Ana Gatóo
  • Arquiteto Do Concurso: Ben Veyrac
  • Formas: Wesam Al Asali
  • Arquiteto: Anton Larsen
  • Arquiteto Técnico: Marco Groenstege
  • Engenharia De Suporte: Oliver Hudson
  • Arquiteto Início Do Projeto: Killian Doherty
  • Cidade: Kigali
  • País: Ruanda
Mais informaçõesMenos informações
© Paul Broadie

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, levado a cabo por Light Earth Designs para Fundação do Estádio de Críquete de Ruanda, marca a transição do país para uma economia que busca o desenvolvimento. As técnicas construtivas estão baseadas em uma mão de obra local e intensiva que evita a importação e reduz as emissões de carbono, promovendo o desenvolvimento da economia local e seus trabalhadores. A principal envolvente do estádio, suas abóbodas, é uma adaptação das tradicionais abóbodas de origem mediterrânea (usando blocos de terra compactada) a um contexto sísmico moderado. Elas seguem a resolução natural das forças em direção ao solo, imitando a geometria parabólica de uma esfera que evoca também a apreciada topografia montanhosa de Ruanda. As abóbodas funcionam de acordo com a compressão, o que permite sua esbeltez através de camadas finas e leves de blocos de baixa resistência. 

© Light Earth Designs

Os blocos de terra, de fina espessura (2cm), são produzidos in situ pela mão de obra local. São prensados hidraulicamente com uma pequena adição de cimento e não requerem cozimento. Posteriormente, são colocados em camadas sobre um esqueleto de madeira que chega a abarcar 16 cm de luz. Graças à pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, agrega-se uma geo-malha entre as camadas para proporcionar proteção sísmica. As abóbodas são impermeabilizadas e cobertas com pedras de granito local, misturando-se assim com a paleta de cores adjacente, ao mesmo tempo em que proporcionam peso e estabilidade à estrutura. Dentro das abóbodas são inseridas mesas de concreto eficientes, simples e finas que acomodam os espaços mais fechados - as áreas de serviço, os vestiários, um escritório e um restaurante. Os pisos estão cobertos com peças cerâmicas locais de terracota. Os mezaninos abertos abrigam um bar e a sede do clube, desfrutando de maravilhosas vistas panorâmicas sobre o campo e sobre o vale posterior. 

© Light Earth Designs

Os tijolos são utilizados para definir os espaços, criando frequentemente muros perfurados permitindo assim que a luz e a brisa sejam filtradas. Esses tijolos emitem um baixo nível de carbono e são cozidos em fornos de alta eficiência. Os pisos são feitos com peças de granito reciclado. A madeira compensada usada para as formas dos blocos é reutilizada para as bancadas, enquanto a madeira das guias das abóbodas é reutilizada para a carpintaria e para as portas, garantindo que o máximo de material de sucata seja destinado à produção primária. É utilizada ardósia local nos solos exteriores configurada para permitir que a água da chuva permeie e seja infiltrada no solo. Os muros de contenção estão compostos por blocos de granito local ou orifícios para fomentar a plantação. 

Planta - Térreo
© Light Earth Designs
Corte A

O terreno escalonado cria um maravilhoso anfiteatro natural com excelentes vistas ao campo de jogos e ao vale posterior. Enquanto a linguagem do edifício fala de progressão e dinamismo através da extrema eficiência estrutural, os materiais falam do natural, do feito a mão e do humano. É um edifício feito por pessoas locais utilizando materiais locais. As imperfeições são celebradas, são humanas e belas. E quando elas são combinadas com texturas naturais, o edifício celebra esse maravilhoso lugar. 

© Light Earth Designs

Originalmente publicado em Fevereiro 03, 2018

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gahanga, Kigali, Ruanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio de Críquete de Ruanda / Light Earth Designs" [Rwanda Cricket Stadium / Light Earth Designs] 27 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888250/estadio-de-criquete-de-ruanda-light-earth-designs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.