Nova ponte estaiada projetada por Santiago Calatrava é inaugurada na Itália

Santiago Calatrava acaba de inaugurar sua mais nova obra na Itália: a ponte estaiada de Cosenza, localizada na cidade homônima a 300 quilômetros ao sul de Nápoles, foi concebida com o objetivo integrar duas áreas da cidade que atualmente encontram-se separadas pelo rio Crati: Contrada Gergeri e Via Reggio Calabria.

De maneira similar a tantas outras obras do arquiteto espanhol, a construção se utiliza de seus tradicionais materiais como aço, concreto e pedra. A ponte foi projetada com apenas um único pilar inclinado que suporta a estrutra de aço de mais de 140 metros de comprimento, 24 metros de largura e uma altura máxima de até 82 metros. Aberta ao tráfego de pedestres e veículos, sua forma lembra uma outra importante ponte projetada por Calatrava, a primeira do mundo a ser construída com apenas um único pilar inclinado, a ponte de Alamillo em Sevilla, Espanha.

Rénder. Image Cortesía de Santiago Calatrava Architects & Engineers

Além de superar toda a largura do rio Crati, a ponte também passa por cima de duas vias de trem em uma de suas margens. De acordo com os responsáveis pela obra, o projeto poderá ser ampliado futuramente "contemplando uma estação coberta por uma ampla pergola de aço e vidro, permitindo que pedestres acessem ambas vias laterais a partir dela".

A respeito do projeto, o escritório explica:

O seu principal elemento, visível a partir de boa parte da cidade, é o pilar inclinado que atravessa e sustenta toda a estrutura da ponte estaiada. Esta esbelta estrutura de aço de forma quadrada e esquinas arredondadas, inclina-se para melhor tencionar todos os cabos que suportam o vão da estrutura além de apontar visualmente em direção ao centro urbano de Cosença. De maneira poética, o conjunto formado pelos cabos que sustentam a ponte e a forma de seu pilar, sugerem a imagem de uma grande harpa. 

Rénder. Image Cortesía de Santiago Calatrava Architects & Engineers

A ponte de Cosença faz parte de um ambicioso e amplo projeto de renovação urbana. O município ocupa atualmente o prestigioso décimo primeiro lugar em qualidade de ecossistema urbano entre as 104 capitais de província da Itália, segundo uma das associações ambientais mais importante do país e um dos principais membros do Escritório Europeu do Meio Ambiente e da União Mundial pela Natureza.

O prefeito da cidade, Mario Occhiuto, proferiu as seguintes palavras na ocasião da inauguração desta nova estrutura urbana: “esta não é uma simples construção prática e funcional, é uma obra arquitetônica de grande valor que, junto com uma série de programas que estamos desenvolvendo, farão com que Cosença se torne uma das cidades mais belas para se visitar na Europa".

Por sua vez, Santiago Calatrava assinalou com certo orgulho que sua obra contribui fundamentalmente “para conectar duas importantes áreas da cidade que até hoje estavam isoladas, não apenas fisicamente. Me sinto honrado de que as autoridades de Cosença tenham confiado em meu trabalho para desenvolver este projeto como parte deste ambicioso plano de revitalização urbana”.

Desde sua inauguração, residentes e turistas tem postado centenas de imagens da impressionante estrutura nas redes sociais.

Via Santiago Calatrava Architects & Engineers.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Nova ponte estaiada projetada por Santiago Calatrava é inaugurada na Itália" [Italia inaugura nuevo puente diseñado por Santiago Calatrava] 05 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888144/nova-ponte-estaiada-projetada-por-santiago-calatrava-e-inaugurada-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.