Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 2 de 17Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 3 de 17Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 4 de 17Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 5 de 17Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Mais Imagens+ 12

Tóquio, Japão
Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 4 de 17
© Daici Ano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada no coração de Tóquio, onde há muitos edifícios de escritórios e de apartamentos construídos muito próximos.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 2 de 17
© Daici Ano
Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 14 de 17
Elevações
Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 6 de 17
© Daici Ano

Seria necessário estratégias especiais para manter uma distância razoável da vizinhança. Em Tóquio, a maioria dos apartamentos tem varandas contínuas e abertas horizontalmente. É necessário proporcionar uma abertura adequada para a entrada de luz natural e ventilação.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 9 de 17
© Daici Ano

Nas áreas de estar de alta densidade, a relação entre o interior e o exterior é feita por uma cortina, como num botão de "ligar/desligar". As cortinas, então, expressam presença ou ausência.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 8 de 17
© Daici Ano

No entanto, a maioria das cortinas são mantidas fechadas na cidade. Neste projeto, a contradição de proporcionar uma abertura para a cidade foi resolvida usando um painel de tijolos nas varandas.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 3 de 17
© Daici Ano

Além disso, o painel permeável é um bom exemplo de como viver confortavelmente em um ambiente quente e úmido.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 5 de 17
© Daici Ano

Esses tijolos bloqueiam parcialmente a vista, mas permitem a entrada de luz solar, ventilação e gases de combustão. Portanto, foi necessário utilizar tijolos largos. Para isso, a fábrica Seto - que situa-se na famosa área de produção de tijolos - os fabricou de forma customizada para o projeto.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 13 de 17
Plantas
Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 10 de 17
© Daici Ano

As unidades habitacionais e sua disposição são iguais em cada pavimento, visando redução de custos. No entanto, em cada apartamento a posição do painel é trocada alternadamente nos pisos ímpares e pares. Desta forma, há diversidade e beleza na fachada a partir de uma pequena intervenção.

Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects - Imagem 7 de 17
© Daici Ano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Tijolos Akasaka / KINO architects" [Akasaka Brick Residence / KINO architects] 06 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887901/residencia-de-tijolos-akasaka-kino-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.