Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa

Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 2 de 37Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 3 de 37Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 4 de 37Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 5 de 37Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  467
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barbot, Cortizo, Instone
  • Autores: André Simão + Nuno Bessa
  • Arquiteto Responsável: André Simão
  • Engenharia De Estruturas: Jorge Correia
  • Engenharia Eletrotecnica: Daniel Portela
  • Paisagismo: Ana Gonzalez, Marta Marinho
  • Empreiteiro Geral: Profilan Técnicas de Construção SA.
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 11 de 37
© Carlos Eduardo Vinagre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no final dos anos 40, o Bairro de Casas Económicas Marechal Gomes da Costa mantém boa parte da sua identidade urbanística e arquitetônica. Uma malha ortogonal de moradias de pequena dimensão, arruamentos e passeios de perfil largo, entrecruzados por travessas secundárias. O tempo trouxe-lhe uma segunda natureza: situado numa das zonas mais caras da cidade, foi assimilado pelo tecido social dominante e boa parte das habitações foram renovadas para atender novas necessidades, sem prejuízo aparente da imagem original, defendida por um plano estrito de manutenção do desenho e materialidade das fachadas.

Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 10 de 37
© Carlos Eduardo Vinagre
Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 32 de 37
Planta - Térreo
Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 20 de 37
© Carlos Eduardo Vinagre

O projeto previu a transformação de duas moradias geminadas numa só unidade e um incremento das funções e da capacidade de alojamento. A estratégia fundamental passou pela caracterização inequívoca do edificado existente – que preserva a identidade formal e construtiva - e pela introdução de uma linguagem confrontacional que identifica as novas funções. Foram acrescentados um piso em cave que se articula com o exterior através de 3 pátios, e um elevador visualmente desligado do corpo principal da moradia.

Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 4 de 37
© Carlos Eduardo Vinagre

A construção existente foi suspensa numa estrutura provisória para permitir a construção de um piso enterrado, demarcado formalmente da casa original pelo desenho imprevisto dos pátios de iluminação/ventilação e pelo revestimento em pedra. O interior é dominado pelo mezanino central, que distribui e agrega funções e linguagens. Os arranjos exteriores privilegiam a presença e ação da vegetação, estudada para cobrir, com a passagem do tempo, os elementos arquitetônicos adicionados ao edifício da cota de soleira para cima: elevador e pérgula sobre a entrada principal da habitação.

Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 30 de 37
© Carlos Eduardo Vinagre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Duarte Lopes, 4150 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pires / André Simão & Nuno Bessa" [Pires House / André Simão & Nuno Bessa] 29 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887888/casa-pires-andre-simao-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.