Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 2 de 35Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 3 de 35Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 4 de 35Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 5 de 35Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Mais Imagens+ 30

Mazatlan, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Novaceramic, PVA, Pacific Cast Concrete
  • Arquitetos Responsáveis: EPArquitectos; Erick Pérez Páez + Estudio Macías Peredo; Salvador Macías Corona, Magui Peredo Arenas
  • Colaboradores: Isaac Veloz Naranjo, Guillermo Barrera Romero, Sacnité Flores Fernández, Alejandra Garate Delgado
  • Construção: EPArquitectos + H Arquitectos
  • Engenharia Estrutural: CEROMOTION | Eng. Juan Jesús Aguirre Herrera
  • Área De Construção Primeira Fase: 1100 m2
  • Área De Construção Total: 2100 m2
  • Cidade: Mazatlan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 6 de 35
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mazatlán é uma cidade na costa do Pacífico que possui um clima úmido e temperaturas elevadas em grande parte do ano, condições que convidam a pensar em uma arquitetura que, a princípio, enfrente o clima e considere o alto grau de salinidade do local.

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 28 de 35
© Onnis Luque
Planta Superior
Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 18 de 35
© Onnis Luque

A estratégia para essa escola baseia-se em minimizar o impacto do calor nas salas de aula; isso sem perder iluminação natural e a relação com o exterior, como também utilizar materiais e sistemas construtivos que são pouco propensos a corrosão. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 20 de 35
© Onnis Luque

Dado que o projeto está localizado em um terreno com somente uma fachada voltada para a cidade, é possível estabelecer as condições e desenvolver uma paisagem controlada no interior. Como uma espécie de pequena comunidade para as crianças, introspectiva dentro dos seus próprios pátios. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 11 de 35
© Onnis Luque

O modelo Montessori não é um sistema convencional de educação, as salas de aula devem propiciar dinâmicas onde as crianças possam experimentar e despertar seus sentidos. A forma da sala de aula deve favorecer essas dinâmicas, por isso, o espaço recomendado não deve ser linear, mas sim, centrífugo. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 9 de 35
© Onnis Luque
Verga e ferraria
Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 4 de 35
© Onnis Luque

Um sistema de 19 módulos de planta hexagonal é construído em divisórias ocas contendo as salas de aula as quais geram um corredor perimetral que promove o isolamento térmico e pressuriza o ar. Essa espécie de pórtico, por sua vez, provoca uma circulação e um espaço para atividades semi-abertas. Os módulos, ao se entrelaçarem uns com os outros, são desfasados entre si para gerar pátios poliédricos que definem uma paisagem de pequenas vilas ou módulos de diferentes alturas que procuram a luz natural e as correntes de ar através de claraboias. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 3 de 35
© Onnis Luque

O desafio era desenvolver um projeto que pudesse ser construído agilmente em etapas, onde a primeira, de 1100 metros quadrados, deveria ser construída em um máximo de 4 meses. Por isso, a flexibilidade que dava a utilização de módulos independentes era imperativa. No interior, esses módulos são personalizados para hospedar todo o tipo de ambiente, desde os administrativos e diretivos até os didáticos e recreativos que atendem os usuários menores - de meses de idade - até as crianças maiores de 12 anos. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 19 de 35
© Onnis Luque

Dessa forma, a ideia de escala atende em grande medida seus habitantes. Os vãos triangulares em variadas proporções não somente questionam a ideia de abertura, especulando que o triângulo é uma geometria ágil e lúdica para construir uma janela, mas abrem caminho para serem moldados de acordo com a morfologia das crianças e dos adultos que atravessam o conjunto até chegar ao seu ambiente. A ideia é, tanto a sala de aula como célula, permitam que as crianças construam o espaço com maior liberdade sua própria organização. 

Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 22 de 35
© Onnis Luque

Originalmente publicado em Fevereiro 01, 2018

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:,Fraccionamiento Marina Mazatlán, Mazatlan, Sinaloa, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo" [Maria Montessori Mazatlán School / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo] 22 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887638/colegio-maria-montessori-mazatlan-eparquitectos-plus-estudio-macias-peredo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.