Residência Líquen / Schwartz and Architecture

Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 2 de 47Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 3 de 47Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 4 de 47Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 5 de 47Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Mais Imagens+ 42

Glen Ellen, Estados Unidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Richard Barnes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Inter-lux, Marquis, Western Window Systems
  • Arquitetos Responsáveis: Neal Schwartz, Wyatt Arnold, Christopher Baile, Erik Bloom, Laura Huylebroeck
  • Construtora: Eames Construction
  • Paisagismo: Surface Design, Inc
  • Iluminação: PritchardPeck Lighting
  • Engenharia Estrutural: iAssociates
  • Cidade: Glen Ellen
Mais informaçõesMenos informações
Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 3 de 47
© Richard Barnes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação precisa entre residência e a paisagem proporcionam inspiração para uma arquitetura especificamente adaptada ao terreno, convertendo-se em um dos seus melhores atributos. A residência trabalha em relação com os mecanismos da natureza, não para imitá-los às cegas, mas para expandir nossa compressão e experiência através da arquitetura. 

Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 24 de 47
© Richard Barnes

A residência encontra-se entre a névoa e os carvalhos das colinas do vale de Sonoma na Califórnia. Os ramos livres dos carvalhos costeiros filtram a luz solar, capturando a umidade e os nutrientes dos seus hóspedes e eliminando os contaminantes do ar através da fotossíntese. Um organismo hipersensível, o líquen, é retirado ou morre em entornos adversos ou contaminados porém, rapidamente expande sua rede em condições vantajosas para o crescimento. É um indicador da saúde ambiental deste microclima único. 

Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 37 de 47
© Richard Barnes

Começando com sua orientação e geometria solar estratégica, a residência deve sua forma às táticas térmicas passivas: a maximização da luz do dia e as vistas expansivas do sul protegidas pela sombra de um tramado metálico. Esse elemento ondulado é tanto uma referência formal à geometria dos líquens circundantes como uma referência espacial ao recriar a luz filtrada. Filtra o alto sol do verão e permite o aumento de calor solar no inverno quando o sol está baixo. 

Planta

A envolvente da residência foi projetada integralmente no conceito e desenho poroso e respirável que aceita, filtra e processa as condições externas de forma muito similar aos líquens que inspiram o desenho. Um espaço de corredor sem acondicionamento orientado ao sul com uma série de janelas operáveis ao longo da ala privada do lar serve como amortecedor intermediário. Essa área protege os dormitórios da exposição direta ao sul, amortecendo a perda e ganho de calor, ao mesmo tempo em que promove o fluxo de ar natural, minimizando de maneira efetiva a área do piso acondicionado e cargas de calefação/refrigeração da casa. 

Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 4 de 47
© Richard Barnes

As alas da casa são estendidas para as vistas longas e expansivas ao sul e oeste com a liberdade de marcar com precisão a orientação até pontos focais na paisagem. Logo, cada habitação é ajustada cuidadosamente ao seu próprio "microclima" espacial, levando em conta a privacidade, as vistas, a orientação solar, a qualidade da luz e o fluxo de ar. Uma série de jardins e espaços abertos funcionam de acordo com cada área do interior da casa. 

Residência Líquen / Schwartz and Architecture - Imagem 13 de 47
© Richard Barnes

Originalmente publicado em 23 de janeiro de 2018.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Líquen / Schwartz and Architecture" [The Lichen House / Schwartz and Architecture] 29 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887455/residencia-liquen-schwartz-and-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.