Torre Gravity / Plus Architecture

Torre Gravity / Plus Architecture - Mais Imagens+ 10

South Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: Plus Architecture; Plus Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosch, Qasair
  • Estrutura: Mordue Eng
  • Mecânica: Lucid Eng
  • Elétrica: Refer Mech
  • Prevenção Contra Incêndios: Olsson Fire
  • Calculista: Checkpoint
  • Acústica: Acoustic Logic
  • Auditoria Ambiental: Peraco
  • Arquiteto Responsável: Ian Briggs
  • Cidade: South Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Diaz-Berrio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um importante cruzamento no sul de Melbourne, este edifício de apartamentos de 29 pavimentos é o primeiro projeto finalizado da expressiva renovação urbana do distrito de Fishermans Bend. O terreno é cercado por marcos pós-industriais e infraestruturas de grande escala, com o centro da cidade ao norte e tecido urbano residencial do século XIX ao sul.

© Nicole England

O partido inicial foi determinado pelo tamanho desafiadoramente pequeno do terreno. Uma estratégia de desenho urbano liderada pelas famosas ruelas de Melbourne permitiu que a torre fosse construída no limite sul sem qualquer afastamento. A composição e o planejamento da edificação são uma articulação direta desta estratégia inicial, com três elementos principais: Lanterna Envidraçada, Espinha de Concreto e Pódio.

Pavimento tipo

A Lanterna abriga a maioria das moradias e se destaca pelo brise de 70 m de altura protegendo os moradores do forte sol da tarde do verão australiano. O padrão super gráfico chevron remete à velocidade e à escala macro da autoestrada e da vista para a cidade. A escala e o movimento deste padrão articulado flui e muda dependendo da localização do espectador, apresentando uma nova interação de cada ângulo. No entanto, na escala dos pedestres, as lâminas metálicas se dissolvem visualmente e conversam com a mistura de construções do bairro residencial existente ao sul.

© Nicole England

A Espinha de Concreto, que contém o núcleo do elevador e apartamentos de dois quartos de cada lado, aparece em contraste com as lâminas anguladas da Lanterna. Para promover um senso de comunidade, o topo da Espinha abriga uma série de espaços comuns, incluindo salas de cinema, restaurantes, salões, spas e áreas para churrasco.

Elevações

O Pódio abriga um restaurante no nível térreo, o lobby de entrada residencial e a entrada do estacionamento. Grande parte do distrito apresenta algum nível de risco de inundação. Por isso, os espaços habitados pelos edifícios devem estar 1,5 m acima do nível da rua para mitigar este risco. Isso levou a inovações como o uso de barreiras de inundação no estacionamento e uma zona de inundação interna sacrificial dentro do prédio.

© Jaime Diaz-Berrio

Desde o início, o projeto foi concebido para questionar como um edifício de apartamentos deveria parecer, a que deveria responder e como deveria ser viver nele. A torre de apartamentos Gravity é cheia de luz, arejada e responde à sua localização e ao clima. Oferece aos seus residentes generosas instalações comuns, assim como espaços privados protegidos.

© Nicole England

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:89 Gladstone St, South Melbourne VIC 3205, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Gravity / Plus Architecture" [Gravity Tower / Plus Architecture] 25 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887361/torre-gravity-plus-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.