Pavilhão de pedra usa formas tradicionais e tecnologia para conectar o passado ao presente

O New Fundamentals Research Group, em parceria com S.N.B.R., projetou e fabricou um pavilhão abobadado de pedra para Rocalia, uma feira de pedra natural realizada em Lyon no mês passado. Em uma área total de 36 metros quadrados e 3,20 metros de altura, Flux reconecta o passado ao presente, combinando design escultural tradicional com processos de fabricação contemporâneos.

Vista inferior
© SNBR
© SNBR

A base da estrutura é uma rede de curvas catenárias que informam as abóbadas. As formas complexas e as operações de corte das juntas foram concluídas com a ajuda de um braço robótico. No entanto, como os blocos são leves e há poucas estruturas de suporte, a montagem é simples. Para conectar as aduelas de pedra umas às outras, placas de metal são coladas com resina epóxi para cada segmento côncavo e, em seguida, presas juntas usando um sistema de parafusos. Peça por peça, o modelo 3D digital ganhou vida.

Renderização
© GaZ Blanco

As curvas catenárias servem um duplo propósito, assegurando que a estrutura é suportada por forças de compressão, criando visualmente a continuidade estética ao longo do projeto. Uma "cobertura" de microcimento completa a forma. O Flux consegue demonstrar a capacidade técnica das máquinas CNC modernas com materiais de construção tradicionais, como esta pedra natural.

Processo de projeto

Arquitetos: New Fundamentals Research Group,
Arquiteto Responsável: Lead architects: Giuseppe Fallacara, Maurizio Barberio
Localização: Eurexpo, 9 Avenue Louis Blériot, 69680 Chassieu, França
Coordenador Científico: Giuseppe Fallacara
Projeto Digital: Maurizio Barberio
Análise FEM: Daniele Malomo
Impressão 3D: Giuseppe Scaltrito (Apulia Makers 3D)
Ano: 2017
Área: 36 m²
Fotografias: GaZ Blanco, SNBR

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leardi, Lindsey. "Pavilhão de pedra usa formas tradicionais e tecnologia para conectar o passado ao presente" [Stone Pavilion Uses Traditional Form And Technology To Connect Past to Present] 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887103/pavilhao-de-pedra-usa-formas-tradicionais-e-tecnologia-para-conectar-o-passado-ao-presente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.