Maior mapa-múndi do século XVI é montado digitalmente na Universidade de Stanford

Especialistas da Universidade de Stanford montaram digitalmente o que é considerado o maior mapa-múndi produzido no século XVI. De autoria do cartógrafo milanês Urbano Monte, a representação do mundo de 1587 fora dividida em 60 páginas e publicada na forma de atlas, porém, com instruções claras sobre como remontá-la.

David Rumsey, diretor da coleção de mapas históricos da universidade, adquiriu o mapa de um historiador em 2017. A publicação conta com apenas uma outra cópia manuscrita no mundo e nunca antes havia sido montada na forma do mapa concebido por Monte. 

Diferentemente da projeção de Mercator, frequentemente utilizada em mapas-múndi por preservar a forma dos continentes, a projeção de Monte parte do Polo Norte e, embora distorça as regiões mais próximas ao Polo Sul, conserva razoavelmente bem a relação das massas terrestres com os oceanos.

Detalhe do mapa: sul da Europa e norte da África. Image via David Raumsey Map Collection, Universidade de Stanford

As páginas escaneadas compõem um mapa de mais de três metros quadrados e estão disponibilizadas online, assim como o planisfério composto, ambos livres de direitos autorais. “Estamos convencidos de que qualquer material que esteja livre dos direitos do autor deve estar na Internet com a maior qualidade possível à disposição de todo mundo”, disse Salim Mohammed, conservador-chefe da instituição em entrevista ao jornal El País.

Projeção do mapa visto pelo Google Earth. Image via David Raumsey Map Collection, Universidade de Stanford

“É o maior mapa-múndi do século XVI", afirmou Rumsey, e "também é artisticamente grande; tem informações de eclipses, do Sol, a direção dos ventos e a duração dos dias nas diferentes regiões do mundo”.

Veja o mapa em lâminas e montado na forma de globo terrestre, aqui.

Fontes: Nexo e El País

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Maior mapa-múndi do século XVI é montado digitalmente na Universidade de Stanford" 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887048/maior-mapa-mundi-do-seculo-xvi-e-montado-digitalmente-na-universidade-de-stanford> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.