Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 40Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 40Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 4 de 40Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 40Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Mais Imagens+ 35

Koudougou, Burkina Faso
  • Cliente: Stern Stewart Institute & Friends
  • Cidade: Koudougou
  • País: Burkina Faso
Mais informaçõesMenos informações
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 40
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na terceira maior cidade de Burkina Faso, a Escola Secundária Lycee Schorge estabelecerá novos padrões de qualidade de ensino na região, além de servir como um modelo inspirador para futuros projetos sociais sustentáveis, utilizando materiais locais de forma inovadora.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 26 de 40
© Iwan Baan
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 7 de 40
© Iwan Baan
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 37 de 40
Axonométrica
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 40
© Iwan Baan

O projeto é composto por nove módulos que acomodam uma série de salas de aula e espaços administrativos. Um dos módulos ainda abriga uma clínica odontológica para atender aos alunos e a comunidade local.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 4 de 40
© Iwan Baan

As paredes foram construídas com laterita, uma espécie de rocha extraída do solo, podendo ser facilmente cortada e moldada em tijolos. Quando extraído e exposto ao tempo, este material torna-se rígido. Devido a sua grande massa térmica, é ideal para a construção em regiões de clima tropical. Este sistema construtivo foi utilizado em conjunto com torres de ventilação  de concreto e uma cobertura metálica leve em camadas sobrepostas, reduzindo exponencialmente a temperatura nos espaços interiores.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 11 de 40
© Iwan Baan

A enorme cobertura ondulada é um dos principais elementos de ventilação e iluminação natural do edifício. Os componentes de gesso e concreto estão ligeiramente deslocados uns dos outros, permitindo que o edifício respire, renovando o ar constantemente. O forro de cores claras serve para a difusão da luz natural indireta, proporcionando ambientes amplamente iluminados durante o dia, sem expor os espaços internos à incidência direta dos raios solares.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 40
© Iwan Baan
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 35 de 40
Planta - térreo
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 13 de 40
© Iwan Baan

Um sistema de telas de madeira envolve as salas de aula como uma espécie de tecido transparente. Esta segunda fachada foi feita a partir de uma madeira local que cresce muito rapidamente e permite sombrear diretamente os espaços de circulação ao redor das salas. Estes elementos protegem as salas de aula da poeira e ventos fortes, além de proporcionar uma série de espaços de encontro para os alunos enquanto esperam para participar de suas aulas.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 10 de 40
© Iwan Baan

A fim de maximizar o aproveitamento do material transportado para o terreno, o mobiliário das salas de aula foi construído a partir de uma combinação entre madeiras locais e sobras dos materiais da construção principal, como elementos menores da estrutura da cobertura. Desta maneira foi possível reduzir o desperdício na construção e minimizar custos adicionais com mobiliário.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 21 de 40
© Iwan Baan
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 38 de 40
Axonométrica da sala de aula
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 29 de 40
© Iwan Baan

Implantados como uma espécie de "aldeia", os módulos do edifício configuram um amplo pátio público central. Esta organização não só proporciona uma maior privacidade aos espaços internos do edifício, mas também ajuda a proteger o pátio das intempéries como o vento e o pó. Concebido como um anfiteatro, o pátio central proporciona um espaço para encontros informais, além de reuniões formais e eventos variados para a comunidade.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 6 de 40
© Iwan Baan

Um dos principais objetivos do projeto é inspirar os alunos, professores e a comunidade local. A arquitetura não deve ser apenas uma construção na paisagem, ela também possui um papel didático sobre como podemos nos apropriar dos materiais locais de forma criativa, e através do trabalho coletivo, transformá-los em algo significativo e duradouro.

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture  - Imagem 25 de 40
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Koudougou, Burkina Faso

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture " [Lycee Schorge Secondary School / Kéré Architecture ] 18 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886981/escola-secundaria-lycee-schorge-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.