Mandela / RoarcRenew

© Oscar Lok

Mandela / RoarcRenew - Mais Imagens+ 6

Huangpu Qu, China
  • Arquitetos: RoarcRenew; RoarcRenew
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oscar Lok
© Oscar Lok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do projeto Mandela é um antigo armazém em estrutura de concreto e tijolo que foi primeiramente renovado na década de 1980. Anos depois, em 2014, o edifício foi novamente reformado e sua estrutura foi reforçada por elementos metálicos. As paredes originais de concreto e tijolo e sua textura desigual foram bastante preservadas e cobertas por painéis de vidro, criando uma sobreposição de texturas interessante no ambiente. A escada central, elemento fundamental para interação emocional e funcional, se tornou o elemento mais importantes do espaço. 

© Oscar Lok

O espaço interno do edifício de 4 pavimentos tem 40 metros de comprimento e 29 metros de largura. Uma saída de incêndio no leste, uma no oeste e um elevador conformam o fluxo vertical. Considerando o ângulo da altitude solar de Shanghai, nós concluímos que não há insolação direta em um espaço maior do que 7.5 metros do eixo central na parte norte e na parte sul, além de que a média de tempo de insolação nessas áreas é menor que 0.1 hora. Tendo em vista essa situação, escolhemos implantar uma abertura zenital com diâmetro de 3.60 metros, passando por todos os pavimentos, buscando iluminar as áreas que o sol não conseguia atingir anteriormente. Ao mesmo tempo, a escada central apoia o shaft de iluminação e organiza o interior em três seções: leste, central e oeste. As partes leste e oeste são majoritariamente utilizadas como espaço de trabalho, enquanto que a parte central é utilizada para a circulação de pessoas. 

Axonométrica

A principal abordagem deste projeto foi o respeito pela história. Ao invés de ser posto abaixo, os edifícios devem ser constantemente adaptados e renovados, utilizando novos métodos e tecnologias, trazendo-os para o o contexto atual. Dessa forma, no projeto Mandela, a parede de concreto descascada pelo tempo foi totalmente preservada atrás de vidros laminados de 12mm instalados a 20cm das paredes. Esses vidros também receberam textos informativos documentando a história do edifício.  

© Oscar Lok

A cor preta foi escolhida para o ambiente de trabalho, acompanhada de lâmpadas com 3700k  de temperatura de cor, o que garante um espaço tranquilo para trabalhar. Nos escritórios privados, paredes brancas e limpas, luzes com faixas pretas e assentos de madeira seringueira garantem um espaço propício para criar.  

© Oscar Lok

A combinação entre luz e sombra, paredes preservadas, vidros limpos e itens antigos somados à uma metodologia expográfica para a iluminação, mostram a busca por qualidade espacial dos arquitetos.

© Oscar Lok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zhi Zao Ju Lu, Huangpu Qu, Shanghai Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mandela / RoarcRenew" [Mandela / RoarcRenew] 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886944/mandela-roarcrenew> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.