Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design

Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design - Mais Imagens+ 31

CIdade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: Malan Vorster Architecture Interior Design; Malan Vorster Architecture Interior Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  789
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Letch
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COR-TEN, Valcucine, Vola
  • Engenharia Estrutural: Design Tech Structural Engineers
  • Levantamento Quantitativo: Shevel & Simpson Quantity Surveyors
  • Engenharia Mecânica: Jo Lubbe Mechanical Engineers
  • Paisagismo: Mary Maurel Gardens
  • Construção Geral: Berrisford Construction
  • Especialista Marcenaria: Versfeld Custom Furniture
  • Especialista Aço: Link Engineering
  • Arquitetos Responsáveis: Pieter Malan, Jan-Heyn Vorster
  • Cidade: CIdade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O subúrbio de Clifton, na Costa Atlântica da Cidade do Cabo, apresenta um alto tráfego de pedestres devido à sua beleza cênica, sendo muitos dos moradores e turistas interessados por corrida e caminhada. Foi intenção do projeto levar em consideração este fato - em um bairro caracterizado por muros altos e brancos que determinam limites e grandes volumes construídos.

© Adam Letch

A casa é visualmente acessível da rua, ao invés de se esconder por trás de paredes e portões. A partir de um diálogo com as calçadas e com as alturas das casas existentes, ela pretende contribuir para a paisagem da rua -  uma atenção especial foi dada ao paisagismo no nível da calçada. A casa ocupa uma posição no lado da encosta entre casas mais abaixo à esquerda (ao norte), e propriedades situadas mais à direita (sul).

© Adam Letch

Muros de gabião foram usados para elevar os espaços de estar, tirar a atenção de uma grande garagem e esconder instalações. Elevar uma edificação acima do nível da estrada é essencial para maximizar seu acesso visual, mas pode levar à construção de um volume grande demais. O projeto visa, portanto, diminuir o volume construído por meio de volumes menores e marcando elementos estruturais mais finos, como as lajes, criando assim um empilhamento orgânico dos componentes da construção. Nos muros de gabião da garagem foram plantadas vegetações para crescerem com o tempo e, assim, suavizar a paisagem das ruas para os transeuntes. O apartamento de hóspedes no primeiro andar tem amplas vistas sobre a estrada, e ao além, também para o mar; a privacidade é alcançada por meio de uma parede de madeira de cedro.

Corte

Os dois níveis inferiores da casa (garagem e apartamento de hóspedes) se relacionam mais com a encosta, enquanto os dois níveis superiores, que abrigam a residência principal, tornam-se objetos em forma de rochas encrustadas na encosta. A residência principal é dividida em três blocos (as "rochas"), conectados por meio de um espaço de átrio de pé-direito duplo e de fluxo livre, contendo também a circulação vertical (escada e elevador). Duas extremidades da casa são como caixas fechadas de vidro e madeira de cedro, abrigando banheiros que ficam iluminados por dentro, como lanternas à noite.Esses elementos são destacados por estarem em balanço sobre o espaço vazio abaixo.

© Adam Letch

Espaços de estar indoor-outdoor se espalham por um confortável pátio protegido e com um projeto paisagístico, que permite a máxima exposição ao norte, ao invés de responder apenas às vistas em direção ao mar. Da mesma forma, a cozinha tem uma conexão direta com o jardim de vegetais e ervas a partir de um caminho de pedras sobre um espelho d'água, que apresenta também uma fonte vertical. O átrio se abre para o espelho d'água por meio de uma grande janela guilhotina operável mecanicamente, que aumenta bastante o arrefecimento natural no verão.

Planta - 2º Pavimento

Os avanços do telhado e as especificações dos vidros foram cuidadosamente considerados, a fim de minimizar o ganho de calor solar indesejado. A exposição oeste é controlada com telas externas e automáticas sobre as fachadas de vidro, enquanto o consumo de energia é minimizado por meio de painéis fotovoltaicos e solares, ambos ligados a um sistema centralizado para aquecimento doméstico de água, piso e piscina.

© Adam Letch

A seleção de materiais como o concreto texturizado, pedras da região, madeira de cedro não tratada, placas rústicas de carvalho, pisos de terrazzo e aço corten expressarão a passagem do tempo, com a mudança gradual da cor e textura natural de cada um.

© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design" [Clifton House / Malan Vorster Architecture Interior Design] 15 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886889/casa-clifton-malan-vorster-architecture-interior-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.