Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects

Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 2 de 45Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 3 de 45Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 4 de 45Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 5 de 45Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Tonkin Liu Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allgood, Altima, BBS, BBS Brick and Stone, CNC, Cantifix, Decospan, Felicity Jones, Grymsdyke Farm, James Latham, Liquid Waterproofing, Sky Garden, Steyson, Tim MacFarlane, iGuzzini
  • Engenharia Estrutural: Rodrigues Associates; Tim MacFarlane (escada de vidro)
  • Construtores: Camden Carpenters (construtura); Jim Mustil (madeiramento da cobertura); AY Construction (construtor da fundação e porão)
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 17 de 45
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de ampliação e restauração de uma casa Georgiana listada como patrimônio para a instituição Historic England da Inglaterra. O projeto requalifica os fundos da casa, otimizando suas características originais. Desenhado e construído por Tonkin Liu em colaboração com artesãos e trabalhadores locais, o projeto serve tanto como espaço de trabalho, quanto como residência para a família. A parede original dos fundos sustenta um telhado curvado de madeira compensada que permite o máximo de luz natural neste pátio.

Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 3 de 45
© Edmund Sumner
Plantas Projeto
Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 21 de 45
© Edmund Sumner

A água pluvial é coletada na cobertura da casa e é direcionada através de tubos de queda até um tanque de armazenamento. Este tanque, uma vez acionado, inunda o pátio transformando-o em um espelho d'água. A cobertura da ampliação é composta por uma casca estrutural de 110 mm de espessura complementada por claraboias que ecoam as gotas de chuva direcionadas até o pátio. Esta ambiência torna o espaço um bom lugar para se estar em um dia ruim. A ampliação reúne tanto aspectos prosaicos quanto poéticos das atividades profissionais e domésticas. Debaixo da cobertura foi projetado um jardim que funciona como espaço de estar para a casa, e também como espaço de reuniões para as atividades profissionais. 

Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 5 de 45
© Edmund Sumner
Corte - 2
Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 32 de 45
© Edmund Sumner

Uma parede espelhada na parte coberta do quintal delimita um espaço de workshop, cozinha, depósito, área de jardinagem para plantação de pequenas árvores na cobertura. O nível do porão foi estendido para abaixo do pátio, criando um novo dormitório, dois sanitários e um jardim para entrada de iluminação natural. Norteados pelas condições naturais da chuva e do sol, o paisagismo se preocupou com plantas de espécies cuidadosamente escolhidas. A cobertura verde, os jardins internos e o espelho d'água formam um jardim urbano de várias camadas, trazendo as pessoas mais próximas da natureza.  

Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects - Imagem 28 de 45
© Edmund Sumner

Originalmente publicado em 3 de julho de 2017.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sala de chuva do sol / Tonkin Liu Architects" [Sun Rain Room / Tonkin Liu Architects] 05 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886798/sala-de-chuva-do-sol-tonkin-liu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.