O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Quartel Do Corpo De Bombeiros
  4. México
  5. Taller DIEZ 05
  6. 2017
  7. Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05

Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05

  • 21:00 - 11 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05
Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa + 51

  • Arquitetos

  • Localização

    Boca del Río, Ver., México
  • Arquiteto Responsável

    Manuel Herrera Gil
  • Colaboradores

    LP-Juan Rodríguez, Francisco Dorado, Adriana Ludewig
  • Área

    1310.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação de Bombeiros BOCA surge da necessidade em diminui os tempos de resposta às emergências terrestres e marítimas na área sul da cidade conurbada Veracruz-Boca del Río; partindo dos requerimentos funcionais próprios de um programa onde os fluxos e tempos de operação são a base de desenho, o esquema arquitetônico retoma a ideia do "oásis urbano" como referência dentro de um entorno completamente heterogêneo devido às características de escala e uso. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Axonométrica em Camadas
Axonométrica em Camadas
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Localizado em um edifício de forma irregular, a estratégia principal do projeto parte de organizar corretamente as atividades tão características de um imóvel como esse e libera praticamente todo o térreo para permitir o livre acesso-manobra de veículos de serviço, elevando em uma espécie de "caixa-programática" as atividades próprias da estação, provocando um pátio elevado e aberto que serve de hall e ventilação para as áreas de trabalho, descanso e espera, considerado as condições climáticas próprias dessa região do Golfo do México. Desenvolve-se uma envolvente ao redor desse volume elevado, um brise pré-fabricado em grande escala que permite matizar as condições de insolação e ventilação tão características do lugar. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Planta
Planta
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Como resposta ao entorno imediato, a área de operação e acesso é coberta com um talude vegetal ao longo de todo o perímetro, criando uma espécie de parque inclinado que procura amortecer a escala do edifício a respeito das atividades próprias da rua; além disso, esse gesto permite liberar a planta superior do edifício formando um "elemento suspenso", uma embarcação flutuando nesse meio urbano.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Corte Detalhe por Fachada
Corte Detalhe por Fachada
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05" [Estación de Bomberos BOCA / Taller DIEZ 05] 11 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886756/estacao-de-bombeiros-boca-taller-diez-05> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.