Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05

Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05 - Mais Imagens+ 46

  • Arquitetos: Taller DIEZ 05; Taller DIEZ 05
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Gordoa
  • Construtora: Idicon S.A. de C.V.
  • Cliente: Município de Boca del Río, Ver.
  • Engenharia Estrutural: Apolinar Cortes Sánchez
  • Arquiteto Responsável: Manuel Herrera Gil
  • Colaboradores: LP-Juan Rodríguez, Francisco Dorado, Adriana Ludewig
  • Cidade: Boca del Río
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação de Bombeiros BOCA surge da necessidade em diminui os tempos de resposta às emergências terrestres e marítimas na área sul da cidade conurbada Veracruz-Boca del Río; partindo dos requerimentos funcionais próprios de um programa onde os fluxos e tempos de operação são a base de desenho, o esquema arquitetônico retoma a ideia do "oásis urbano" como referência dentro de um entorno completamente heterogêneo devido às características de escala e uso. 

© Luis Gordoa
Axonométrica em Camadas
© Luis Gordoa

Localizado em um edifício de forma irregular, a estratégia principal do projeto parte de organizar corretamente as atividades tão características de um imóvel como esse e libera praticamente todo o térreo para permitir o livre acesso-manobra de veículos de serviço, elevando em uma espécie de "caixa-programática" as atividades próprias da estação, provocando um pátio elevado e aberto que serve de hall e ventilação para as áreas de trabalho, descanso e espera, considerado as condições climáticas próprias dessa região do Golfo do México. Desenvolve-se uma envolvente ao redor desse volume elevado, um brise pré-fabricado em grande escala que permite matizar as condições de insolação e ventilação tão características do lugar. 

© Luis Gordoa
Planta
© Luis Gordoa

Como resposta ao entorno imediato, a área de operação e acesso é coberta com um talude vegetal ao longo de todo o perímetro, criando uma espécie de parque inclinado que procura amortecer a escala do edifício a respeito das atividades próprias da rua; além disso, esse gesto permite liberar a planta superior do edifício formando um "elemento suspenso", uma embarcação flutuando nesse meio urbano.

© Luis Gordoa
Corte Detalhe por Fachada
© Luis Gordoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boca del Río, Ver., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05" [Estación de Bomberos BOCA / Taller DIEZ 05] 11 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886756/estacao-de-bombeiros-boca-taller-diez-05> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.