Jardim e Restaurante Tierra Adentro / Fernanda Reyes

Jardim e Restaurante Tierra Adentro / Fernanda Reyes - Mais Imagens+ 16

  • Construtora: Grupo Megan - Arq. David Velasco, Arq. Carlos Cajero
  • Assessoria: Arq. Rafael Saucedo
  • Engenharia Estrutural: JHestructuras
  • Sinalizações: Designer Andrea Ruanova
  • Colaborador De Projeto: Arq. Alberto Soto
  • Cidade: Trancoso
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Um pouco da história

Vinhos Tierra Adentro é um projeto jovem que nasceu para continuar um sonho familiar desde 1971, ano em que foram plantados os primeiros vinhedos em Campo Real Zacateca. Perseguindo o sonho do fundador, a segunda e a terceira geração da família conseguiram abrir as portas da vinícola em 2016 para que as pessoas desfrutem dos vinhedos, seu vinho e o processo de criação.

Planta - térreo
© Onnis Luque

A ideia

O Jardim e Restaurante Tierra Adentro é um projeto criado para viver no campo junto com um serviço gastronômico e social onde é possível receber eventos e reuniões de diferentes escalas. A obra está inspirada na ordem linear e no ritmo das plantações que a rodeiam; as quais representam o trabalho do homem e sua participação na natureza. O projeto consiste em linhas que se sobrepõem e se convertem em volumes, cada um distinto por sua materialidade. 

© Onnis Luque

TERRA

O material protagonista da obra; a construção em terra é um trabalho artesanal e rústico, como o processo para produzir vinho, levando em conta também o feito de ser um processo sustentável representado por uma arquitetura com qualidades da construção com terra. O fundador utilizou adobe nas antigas fazendas o que influenciou também na escolha do material para resgatar a memória familiar. O volume consegue valorizar os vinhedos já que a terra dos parreirais parece subir e formar o muro, surgindo como um pavilhão de terra erguido sutilmente entre o campo. Esse volume é utilizado para criar um muro largo que divide o acesso da área de eventos e que oculta no seu interior serviços de sanitários e cozinha.  

© Onnis Luque

A PLATAFORMA de pedra

Um terreno especial para contemplar os vinhedos é o limite da plataforma, onde procurou-se colocar uma estrutura de forma horizontal para integrar-se sutilmente na paisagem, deste ponto nasce a ideia de resgatar uma antiga bancada de pedra muito apreciada pelo fundador e que foi perdida em uma restauração da antiga fazenda. A bancada escultural, que dá as costas para a construção, procura contemplar unicamente a paisagem natural, possibilitando a apreciação de um córrego que surge desde o canal d'água. 

© Onnis Luque
Esquema
© Onnis Luque

AÇO E VIDRO

Perpendicularmente ao pavilhão de terra, monta-se um pavilhão de aço e vidro. Um mirante com serviço gastronômico onde, graças à estrutura de aço e vidro, é possível apreciar a vinícola e os vinhedos desde um nível superior. O acesso ao mirante é um percurso que inicia no volume de terra no qual, durante sua subida, é possível apreciar visualmente a profundidade do campo. Posteriormente, caminha-se pelo esbelto volume de vidro e aço desde a parte posterior do acesso até a parte frontal onde existe uma varanda e terraço ao ar livre. O pavilhão aproxima-se dos vinhedos conforme a caminhada se desenvolve e sua forma estreita permite que todos os funcionários desfrutem das vistas imediatas ao exterior.

© Onnis Luque

ÁGUA

A irrigação e os canais de água são parte do sistema agrícola. A água no movimento é vida e o ser humano por instinto segue seu som e sua contemplação. Três elementos com água em movimento limitam o terreno elevado para contemplá-los junto com a paisagem. 

ARTESÃOS 

O orgulho dessa obra são as mãos dos obreiros e artesãos mexicanos que tornam possível a execução do projeto. Os adobes foram fabricados no local com a terra do mesmo terreno pela mão-de-obra zacatecana,  as pias são inspiradas nos molcajetes mexicanos e feitas especialmente para esse projeto pelo artesão renomado Ignacio García de San Lucas Evangelista, reconhecido pelo seu trabalho com pedra vulcânica. Entre esses exemplos de artesanato podemos incluir todos os obreiros participantes: lavradores de pedra, carpinteiros, trabalhadores de aço, jardineiros, construtores, entre outros; um especial agradecimento a todos os envolvidos. 

© Onnis Luque
Fachadas e Cortes
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carretera Ojocaliente-Trancoso S/N, San Jose Del Carmen, 98647 Trancoso, Zac., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim e Restaurante Tierra Adentro / Fernanda Reyes" [Jardín y Restaurante Tierra Adentro / Fernanda Reyes] 06 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886659/jardim-e-restaurante-tierra-adentro-fernanda-reyes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.