Centro de Convenções Haute Saintonge / TETRARC

Centro de Convenções Haute Saintonge / TETRARC - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: TETRARC; TETRARC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Labastere, METALOBIL, VMZINC
  • Outros Participantes : CMB economist, Structure BETREC, Fludis AREA, Acoustic (ROUCH) HQE ( AREA CANOPPE) VRD (SODEREF) Scenography (Architecture&Technique)
  • Interiores : Métalobil
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Bertreux, Remi Tymen, Daniel Caud, Matthieu Blanche
  • Cidade: Jonzac
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeiro foi escolhido o local. Em seguida, um buraco foi escavado nas rochas calcárias criando uma caverna com abertura para o céu, cercada por uma paisagem rochosa. Um caminho suave e demarcado te leva até luzes cegantes e então de volta à caverna para se maravilhar com o órgão que aparece como estalactites.

© Charly Broyez
Implantação Geral
© Charly Broyez

Contexto 

Combinando negócios, cultura e lazer, o Centro de Convenções de Haute Saintonge reúne diversas atividades que complementam os equipamentos já  existentes, ao mesmo tempo que representa um catalizador para um desenvolvimento dinâmico, tanto para o município quanto para toda a região de Haute Saintonge. Criado como continuação do Complexo Aquático de Les Antilles, que foi projetado pelos arquitetos holandeses Roelof e Nannie Hendricks e inaugurado em 2002, o Centro de Convenções tinha que responder a uma série de requerimentos como expressar a dinâmica da região, destacar sua posição como um lugar público, se certificar que sua arquitetura correspondesse ao seu uso e portanto às necessidades das empresas e organizações que escolhem se encontrar ali, e por fim, ter uma identidade que não compita com a do icônico Les Antilles

© Charly Broyez

Fora esses requerimentos, o Centro de Convenções de Haute Saintoge teria que ser um edifício que tivesse qualidade construtiva e durabilidade, além de se integrar ao local implantado de forma a transmitir os valores de sua região através da arquitetura. Dessa forma, levando em conta a paisagem natural do Vale de Seugne, projetamos um edifício na forma de um monólito encrostado no terreno natural. Ao sul o edifício revela uma galeria circular bastante iluminada por luz natural, que circunda um teatro que fica no centro da composição. 

© Véronique Sabadel

A Galeria

O acesso se dá por um único ponto na fachada sul do edifício, criando uma sensação de que todos estão gentilmente convergindo para dentro. Essa entrada controla o acesso de todos os usuários, a não ser os artistas e os serviços em geral, que acessam pela parte de trás do edifício. A entrada principal é amplamente iluminada por luz natural e concentra a mesa de recepção, a bilheteria e um bar. A galeria circular coloca os visitantes do edifício como objeto principal, podendo ser utilizado de diferentes maneira: pode ser uma área onde os participantes de um seminário se juntam para conversar, um espaço onde as discussões das conferências continuam, um lugar de encontro para participantes de festivais ou eventos, ou um foyer que nos intervalos as pessoas possam conversar sobre o espetáculo. Todos esses espaços estão conectados entre si. 

© Charly Broyez

Salas de Seminários

O espaço destinado aos seminários têm suas salas em dois níveis na parte oeste do edifício e são, portanto, beneficiadas tanto pela iluminação natural quanto pela paisagem natural das montanhas rochosas cobertas por vegetação.  

© Charly Broyez
Planta - Térreo
© Charly Broyez

Sala de Teatro Multifuncional

Ao ser organizado para receber eventos ou shows, o teatro multifuncional recebe os visitantes para palestras, convenções de empresas ou congressos, com 416  assentos dobráveis. Se necessário, uma outra área para 160 pessoas pode ser arranjada de frente para o palco. Na configuração preparada para recepções, os assentos são guardados em um compartimento e a área se transforma em um grande salão que pode receber celebrações, fóruns e debates, ou festas familiares. Externamente, os rochedos calcários escavados em forma de degraus formam um pequeno teatro a céu aberto, conectado à sala principal por uma abertura, que pode ser encoberta por uma grande cortina, a qual também auxilia no conforto acústico da sala. 

© Charly Broyez

Áreas Técnicas 

A Sala Multifuncional é separada do Teatro pelos espaços técnicos que funcionam como um buffer acústico: no térreo estão localizados a copa e as salas técnicas e no último nível os camarins. Entre esses dois níveis, acima da copa e das salas técnicas e abaixo dos camarins, acontece a comunicação entre os dois palcos, a copa e as docas, facilitando a entrada de equipamentos, e outros serviços necessários.  

Cortes

Teatro

O auditório do teatro acomoda 500 pessoas, oferecendo um ambiente apropriado para shows. Ondas de madeira revestem as paredes e o teto, compondo o interior da sala ao mesmo tempo que escondem os catwalks e as estruturas de iluminação acima do palco, também trabalham adequando a acústica da sala, oferecendo conforto aos visitantes. O projeto se atenta ao fluxo vindo da galeria circular, e o distribui suavemente para cada nível do auditório. Ainda permitindo cartazes dos futuros eventos, uma grande abertura para o sul enquadra a paisagem natural e permite a entrada de luz no foyer. 

© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17500 Jonzac, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Convenções Haute Saintonge / TETRARC" [Congress Center of The Haute Saintonge / TETRARC] 02 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886137/centro-de-convencoes-haute-saintonge-tetrarc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.