Sede da Companhia Construtora Van der Laat & Jiménez / Fournier_Rojas Arquitectos

Sede da Companhia Construtora Van der Laat & Jiménez / Fournier_Rojas Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Fournier_Rojas Arquitectos; Fournier_Rojas Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Euromobilia, Macopa, Revere
  • Arquitetos Responsáveis: Álvaro Rojas, Sylvia Fournier
  • Engenheiro: Cecilia Chuy, IECA Internacional, Ingenieros Estructurales
  • Cidade: San José
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente, uma das empresas de construção mais antigas e prestigiadas da Costa Rica, solicitou uma ampliação em um lote de esquina - contíguo ao seu edifício de mais de 40 anos - a remodelação deste último e um projeto de interiores integralmente novo.

© Fernando Alda

Eles desejavam um edifício que expressasse a solidez e a inovação para simbolizar sua estrutura corporativa formada por três fundadores originais e cinco sócios mais jovens. 

Corte Transversal

O edifício consta de: uma "base sólida", com uma pele de placas de concreto fabricadas localmente e uma "caixa leve", com pele de cobre "verde" pré-patinado fabricado em cobre reciclado 95%, material que "prospera" em climas difíceis, especialmente nos trópicos e não requererá manutenção. É um material excelente para nosso clima tropical já que seu processo contínuo de escurecimento é acelerado pela exposição constante à chuva e ao sol. A "caixa" de pele de cobre leve está emoldurada com bordas e rufos com perfil de aço.

Fachada Oeste

Nos opomos às grandes áreas envidraçadas em edificações na nossa latitude, porque são anti-tropicais. Desenhamos janelas que emolduram vistas e introduzem a iluminação natural necessária. Esses volumes de aberturas são projetados para desorganizar formalmente a caixa e produzir um jogo de luz e sombra.

© Fernando Alda

É uma edificação silenciosa que não cria "confusão" na cidade: um edifício que, agora, parece ser "protagonista", mas no futuro se converterá em "pano de fundo" apoiando os espaços públicos, calçadas e ruas.

Também responde a imagens urbanas necessárias em uma cidade onde a paisagem urbana sensível está desaparecendo rapidamente. 

Desenho Conceitual

Estamos convencidos de que a arquitetura na Costa Rica deve buscar novos caminhos. A arquitetura deve ser de "aqui e agora", sem a lealdade a nenhum "culto', incluindo o decadente e dogmático Movimento Moderno, que não tem aplicação real nesse momento e, muito menos, em lugares como a Costa Rica. As crenças obstinadas que emergem do Movimento Moderno equalizam os valores, entre eles os "mandamentos estéticos universais", geralmente incorretos porque os lugares e as culturas, ainda que sujeitos a "globalização", são únicos e possuem requisitos especiais, inclusive mais além dos estéticos, dos quais as arquiteturas devem surgir. 

© Fernando Alda

Massimiliano Fuksas disse há algum tempo que "a arquitetura exige mais ética e menos estética", ideia não de todo mal em nossa opinião, mas acreditamos que "mais ética e mais estética com ética" é necessária em nossa região.

© Fernando Alda

O edifício mostra solidez, maturidade, como V & J, mas também novidade, como a nova equipe da empresa.

© Fernando Alda

O mais importante é contribuir com o desenvolvimento de uma melhor paisagem urbana e, portanto, a "paisagem vivencial". O desenho é "moderno", em parte, em respeito às expressões formais dos edifícios existentes de V & J e mostra uma "visão" de "arquitetura de aqui e agora".

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Província San José, San José, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Companhia Construtora Van der Laat & Jiménez / Fournier_Rojas Arquitectos" [Sede de la Compañía Constructora Van der Laat & Jiménez / Fournier_Rojas Arquitectos] 05 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886068/sede-da-companhia-construtora-van-der-laat-and-jimenez-fournier-rojas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.