Workshop Maquetes Projetivas

O workshop propõe centrar o processo de crítica arquitetônica na elaboração de maquetes físicas em diferentes materiais, através de diferentes técnicas, em múltiplas escalas, e a partir de diferentes propósitos. A busca é por reconhecer as problemáticas projetuais subjacentes à obra através de maquetes, fazendo uso do desenho como meio auxiliar. Para levá-la a cabo, serão exercitadas diferentes técnicas de modelagem, associadas a materiais específicos. Técnicas e materiais serão tomados como possibilidades projetuais que podem vir a contribuir ao entendimento da obra. A postura do workshop é que cada parte, peça ou fragmento da obra deve voltar a ser projetado para que possa ser efetivamente entendido. Trata-se, assim como na música, de uma interpretação criativa.

Por que maquetes? A maquete implica geralmente um processo passo-a-passo, peça-a-peça, análogo ao processo da própria construção, um processo consideravelmente diferente daquele permitido pelo desenho. Soma-se a isso a sua condição de coisa manipulável, que leva à possibilidade de ignorar a gravidade, subvertendo uma das principais determinantes dos edifícios. Portanto, a maquete implica um processo manual particular que leva à uma compreensão mais direta do processo construtivo, das formas e estruturas, e um produto material que permite uma aproximação sensível à obra de arquitetura.
Além disso, a maquete possui outras qualidades, que são as de poder ser descontextualizada, re-formável e re-ordenável. E por último, porém muito importante, está o fato de que ela implica inevitavelmente maior espaço de tempo em sua execução e, como consequência, pede por etapas de imersão em operações manuais.

O objetivo do workshop é fundamentalmente ampliar a capacidade projetual dos estudantes ao pôr no centro ativo do processo criativo e como meio determinante do projeto a maquete física a escala.

Entre as técnicas, farão parte do curso: o recorte e dobradura de cartulina, a soldadura de arame, a marchetaria em madeira, e algumas técnicas básicas de carpintaria. Entre as técnicas de fabricação digital: o fresado com CNC em isopor e madeira, e o corte e impressão com laser em madeira e acrílico. E entre as principais escalas a serem trabalhadas estarão: 1:100, 1:75, 1:50 e 1:25.

O resultado do workshop será um conjunto múltiplo, variado e evolutivo de maquetes físicas.

A origem e referência do workshop está na tese de doutorado "Volver a la cercanía. Casa en Jean Mermoz (1956-1961-1992)" de Igor Fracalossi, em etapa de conclusão no Programa de Doctorado en Arquitectura y Estudios Urbanos da Pontificia Universidad Católica de Chile.

Equipe docente
Igor Fracalossi (PUC-Chile)
Bruno Braga (UFC, Brasil)
Ricardo Paiva (UFC, Brasil)
Ricardo Fernandes (UFC, Brasil)

Realização: LoCAU UFC
Promoção: Fundação ASTEF
Apoio: Escola de Arquitetura PUC-Chile
Parceria: Edro

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop Maquetes Projetivas" 22 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885969/workshop-maquetes-projetivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.