Equipes brasileiras entre os vencedores do Prêmio LafargeHolcim 2017 da América Latina

À medida que enfrentamos a crise climática global que deve ser abordada, a sustentabilidade rapidamente tornou-se um dos aspectos mais importantes a serem considerados na arquitetura contemporânea. Projetos que vão além dos padrões atuais, apresentando respostas sustentáveis às questões tecnológicas, ambientais, socioeconômicas e culturais surgidas nos últimos anos, conquistam elogios às inovadoras e ambientalmente amigáveis soluções propostas.

O Prêmio LafargeHolcim destaca-se como a competição mundial mais importante para projetos sustentáveis. Os critérios da competição de USD 2 milhões são tão desafiadores quanto o objetivo da própria sustentabilidade. O concurso é para projetos em estágio avançado, com obras não finalizadas.

Embora a construção seja uma indústria globalizada com intensivas trocas em todos os continentes, este ano diferenças significativas foram observadas entre os projetos em cada região. “Na América Latina, um impressionante número de autores do projeto lidou com a água”, diz Sarah Nichols, representante do Comitê Acadêmico da Fundação LafargeHolcim que apoiou a reunião do júri na Universidade de São Paulo.

O saneamento e a água potável são grandes problemas em toda a América Latina, afirma o membro do júri, Carlos Espina, da Argentina. De fato, milhões de pessoas na América Latina não têm acesso a quantidades adequadas de água potável suficientemente limpa e, ao mesmo tempo, a região é atormentada frequentemente por enchentes devastadoras, incluindo as áreas metropolitanas. É encorajador ver tantos projetos considerando maneiras de gerir os ciclos da água de forma eficaz.

Ao todo 763 projetos foram considerados pelo júri, presidido pelo arquiteto brasileiro Angelo Bucci. "Os projetos que são bons para a comunidade melhoram fundamentalmente suas chances de serem realizados", observa. "A história da competição prova que os Prêmios darão aos projetos vencedores um reconhecimento adicional que os ajuda a avançar", acrescenta Carlos Espina.

Os projetos a seguir foram os vencedores do Prêmio LafargeHolcim 2017 para a América Latina:

Prêmio LafargeHolcim de Ouro 2017 América Latina
Complexo de retenção e tratamento d'água acessível ao público, Cidade do México, México
O projeto mistura as bacias de inundação e as comodidades públicas em uma área desfavorecida, com espaços dispostos a seguir o fluxo gravitacional da água.
Por Manuel Perló Cohen e Loreta Castro Reguera, Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Prata 2017 América Latina
Centro de bairro em Paraisópolis, São Paulo, Brasil
Projeto estratégico a um pólo cívico de uso misto com arquitetura durável e financiamento de longo prazo.
Por Sol Camacho Davalos, Raddar, e Jonathan Franklin, Exxpon, São Paulo, Brasil.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Bronze 2017 América Latina
Sistema de saneamento em comunidades informais, Rio de Janeiro, Brasil
Projeto para infraestrutura azul-verde (água e mata) que trata as águas residuais enquanto ensina a administração da água.
Por Eva Pfannes e Sylvain Hartenberg, Ooze Architects, Rotterdam, Holanda

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Reconhecimento 2017 América Latina
Bairro de habitação acessível com espaços de trabalho integrados em Cartagena, Colômbia
Unindo o trabalho e moradia, o projeto incentiva a construção da comunidade.
Por Adèle Naudé Santos, Massachusetts Institute of Technology, Norman B. Leventhal Center for Advanced Urbanism, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Reconhecimento 2017 América Latina
Instituto de pesquisa de impacto mínimo, Rio de Janeiro, Brasil
Projeto para instituto de matemática na periferia da cidade minimiza o impacto local e cria uma arquitetura de modulação climática.
Por Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, Andrade Morettin Arquitetos, São Paulo, Brasil.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Reconhecimento 2017 América Latina
Hospital cirúrgico modular relocável, Masaya, Nicarágua
Um projeto-piloto para um hospital rural itinerante que mistura construção pré-fabricada temporária com artesanato local de longo prazo.
Por Paula Montoya, any scale architecture, Madrid, Espanha; e Javier Alonso, Javier Alonso arquitectos, Cádiz, Espanha.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim de Reconhecimento 2017 América Latina
Estratégia construtiva da cidade à Curridabat, Costa Rica
A reimaginação ecológica e social da cidade converge para tornar o espaço urbano um melhor habitat à seus cidadãos - flora, fauna e humanos.
Por Irene García Brenes e Edgar Mora Altamirano, Municipality Curridabat, Erick Calderón Acuña, e Alvin Soto Bolaños, Tándem Arquitectura; Antonio Salas, Yuso Proyectos, na Costa Rica.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim Próxima Geração 1º Lugar 2017 América Latina
Paisagem da energia das marés, Punta Loyola, Argentina
Projeto de infraestrutura e paisagem para geração de energia elétrica com base no fluxo das marés no estuário de Río Gallegos.
Por Stefano Romagnoli, Juan Cruz Serafini, e Tomás Pont Apóstolo, Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim Próxima Geração 2º Lugar 2017 América Latina
Banheiros públicos e estação de tratamento de esgoto, Cerro de Pasco, Peru
Projeto de infraestrutura híbrida e intervenção social que combina uma estação de tratamento de esgoto com um banheiro público em um lago anteriormente contaminado.
Por Boris Lefevre, Marseille, França.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim Próxima Geração 3º Lugar 2017 América Latina
Torres de instalações públicas, Córdoba, Argentina
Estruturas transferíveis e adaptáveis que oferecem amenidades públicas em bairros mal atendidos e tipicamente marginalizados das cidades latino-americanas.
Por Ángela Ferrero, María Augustina Nieto, María Belén Pizarro, Seizen Uehara, e Lucía Uribe Echevarria, Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Cortesia de LafargeHolcim Awards

Prêmio LafargeHolcim Próxima Geração 4º Lugar 2017 América Latina
Torres de telecomunicações multipropósito, Medellín, Colômbia
Rede de antenas de telecomunicações de telefonia móvel que atendem múltiplas funções em benefício dos bairros da cidade.
Por Alejandro Vargas Marulanda, Daniel Felipe Zuluaga Londoño, e Iojann Restrepo García, Universidade Nacional da Colômbia, Sede Medellín, Colômbia.

Cortesia de LafargeHolcim Awards
Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "Equipes brasileiras entre os vencedores do Prêmio LafargeHolcim 2017 da América Latina" [Winners of the LafargeHolcim Awards 2017 for Latin America Focus on Water Management] 18 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885584/equipe-brasileira-entre-os-vencedores-do-premio-lafargeholcim-2017-da-america-latina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.