Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 2 de 64Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 3 de 64Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 4 de 64Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 5 de 64Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Mais Imagens+ 59

Mindelo, Cabo Verde
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Pirrone
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Perenz, Through Hamac.Fr
  • Arquitetos Responsáveis: Eloisa Ramos, Moreno S. Castellano
  • Supervisão De Obras: Moreno S. Castellano
  • Colaboradores: Camille Cellier, Marvin Delgado
  • Engenharia Estrutural: Ilidio Alexandre
  • Construtor: Duka
  • Carpinteiros: Daniel Cabanas, Rui, Mestre Pulu
  • Ciente: Terra Lodge
  • Cidade: Mindelo
  • País: Cabo Verde
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 24 de 64
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. No meio do Oceano Atlântico, na ilha de São Vicente em um lugar bastante ventilado onde só chove em Agosto, um guia francês decide construir um hotel para receber os turistas que vem fazer trilhas nas montanhas da ilha de Santo Antão. 

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 17 de 64
© Sergio Pirrone
Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 52 de 64
Planta - 4º Pavimento - Geral

O guia comprou uma antiga casa colonial no perímetro do centro histórico e pediu aos arquitetos que a casa fosse parte integrante do projeto do hotel.  Seus clientes ficam na ilha usualmente por 2 ou 3 dias, passando pelo hotel antes de pegar o barco para a ilha de Santo Antão. Normalmente, o hotel é um dos primeiros lugares que seus clientes se hospedam na África. O escritório RamosCastellano Arquitectos se inspirou na mesma lógica de implantação de seu entorno, adaptando as unidades separadas à morfologia local. 

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 35 de 64
© Sergio Pirrone
Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 11 de 64
© Sergio Pirrone

O escritório RamosCastellano Arquitectos se inspirou na mesma lógica de implantação de seu entorno, adaptando as unidades separadas à morfologia local. Para isso, decidiu-se separar os edifícios e integrá-los ao ambiente construído, criando, com as estruturas rochosas existentes o caminho aos quartos e preparando os clientes para seu próximo destino: Santo Antão. Cada bloco está de frente para diferentes vistas, da cidade e da baía. As varandas foram desenhadas de acordo com o padrão do movimento solar e têm vedação onde há insolação direta durante o dia, além de formarem um espaço protegido para aproveitar a vista. 

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 40 de 64
© Sergio Pirrone

O vento, que normalmente vem do deserto do Sahara na direção nordeste, é suavizado pelo bloco com o restaurante. Todas as aberturas do edifício são estudadas para garantir a ventilação cruzada e um sistema passivo de climatização. As soluções empregadas são simplificadas se adaptando à falta de materiais e recursos da ilha, aplicando somente o que é simples e essencial para satisfazer às necessidades básicas sem se preocupar com preocupações superficiais. Boa parte dos componentes são feitos com mão de obra local, do acabamento do piso, à mobília, na tentativa de distribuir a economia da construção para além do edifício e para dentro da comunidade local. 

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 38 de 64
© Sergio Pirrone
Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 26 de 64
© Sergio Pirrone

Os materiais utilizados nas fachadas permaneceram brutos, como a madeira para a varanda e o cal para os edifícios brancos, contrastando com os fatores naturais agressivos do local como a maresia, o sol e o vento. Materiais recicláveis, placas fotovoltaicas nas coberturas e sistema de reuso de água para irrigação enfatizam o viés ecológico do projeto. Os blocos construtivos, por exemplo, são feitos de pedras do terreno, ou ainda o portão é feito de metal reciclado dos barris de petróleo, o qual é utilizado localmente para fazer portas e outros objetos artesanais.  

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 21 de 64
© Sergio Pirrone
Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 59 de 64
Corte B

O mobiliário, assim como a iluminação, também foi projetado pelos arquitetos, utilizando técnicas locais e materiais como a madeira, e cabos de aço reciclados. A antiga casa colonial é a sede da agencia de turismo, enquanto nos outros edifícios se distribuem 12 quartos de hotel, mais uma suíte e  um bar restaurante suspenso por pilotis. A cobertura da casa colonial tem uma abertura zenital, que marca a área onde os hóspedes comem seus cafés da manhã e assistem ao por do sol. O percurso entre os dormitórios do hotel e este restaurante acontece por uma ponte que integra o projeto. 

Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 33 de 64
© Sergio Pirrone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mindelo, Cabo verde

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Terra Lodge / Ramos Castellano Arquitectos" [Terra Lodge Hotel / Ramos Castellano Arquitectos] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885504/hotel-terra-lodge-ramos-castellano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.