Conheça o incrível bambu preto

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 2 de 17Conheça o incrível bambu preto - Imagem 3 de 17Conheça o incrível bambu preto - Imagem 4 de 17Conheça o incrível bambu preto - Imagem 5 de 17Conheça o incrível bambu preto - Mais Imagens+ 12

Como material de construção, o bambu é resistente, versátil, cresce rapidamente e é imensamente amigável com seu próprio ecossistema e seu entorno agro-florestal. Além disso, apresenta um grande número de espécies que fornecem diferentes diâmetros e alturas. Mas existem também variações marcadas em sua tonalidade?

Costumamos nos impressionar com o trabalho de arquitetos, construtores e artesãos que usam o "bambu loiro", que transita entre tons amarelos e castanhos. Essas espécies são abundantes e mais fáceis de encontrar e, portanto, mais comuns e acessíveis. No entanto, há uma série de espécies que têm uma coloração mais escura e podem revolucionar a arquitetura de bambu no futuro. Conheça o bambu preto.

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 8 de 17
© José Tomás Franco
Conheça o incrível bambu preto - Imagem 7 de 17
© José Tomás Franco

Apesar de crescer um pouco mais lentamente do que a espécie de tonalidade tradicional, o bambu preto possui uma gama atraente de tons escuros que variam entre café escuro e preto, dependendo da espécie e do seu local de origem.

Existem diferentes teorias que buscam explicar a coloração escura dessas espécies, mas, de acordo com Arief Rabik, especialista em gestão e produção de florestas de bambu e diretor do Indobamboo, poderia ser devido a uma mutação genética que daria uma vantagem evolutiva dentro dos sistemas florestais, uma vez que o preto geralmente absorve uma maior quantidade de luz.

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 10 de 17
© José Tomás Franco

No entanto, Rabik nos adverte que não devemos ser seduzidos pelo jovem bambu preto, porque, apesar de apresentar uma coloração ainda mais escura e esteticamente limpa, ainda não está pronto para ser usado na construção e irá facilmente quebrar. "O bambu jovem é quase uma cana-de-açúcar, não um bambu", diz ele.

Como seus parentes mais tradicionais, o bambu preto cresce principalmente em climas tropicais, mas também pode ser encontrado em coleções e jardins privados na América do Sul e na Austrália, onde espécies ainda mais escuras e negras foram vistas. Em alguns casos, como é mais difícil de encontrar, seu valor pode ser o dobro do das espécies de coloração tradicional, mas há técnicas paralelas de escurecimento ou tingimento que proporcionam resultados incríveis através da queima e aplicação de óleos.

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 11 de 17
© José Tomás Franco
Conheça o incrível bambu preto - Imagem 12 de 17
© Eduardo Souza
Conheça o incrível bambu preto - Imagem 13 de 17
© José Tomás Franco

Espécies Destacadas

Misturando diferentes espécies, o bambu preto pode ser usado em todas as partes de um projeto arquitetônico; da estrutura ao paisagismo, além de construir seus pisos, paredes, escadas e qualquer outro elemento.

Espécies Estruturais

Dendrocalamus Asper Nigra - Giant Black

As espécies Giant Black ou Asper Nigra, com um diâmetro típico de 15 cm e uma espessura de colmo (paredes de seção) de 15 mm, podem ser utilizadas nas estruturas primárias de um edifício. O comprimento máximo utilizável da espécie Giant Black é de cerca de 18 metros, no entanto, você pode obter 20 metros utilizáveis com diâmetros de base superiores a 20 cm.

Gigantochloa Atroviolacea - Java Black

Esta espécie é muito versátil e apresenta um diâmetro típico de 5 a 10 cm, e um comprimento entre 8 e 10 metros.

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 17 de 17
© José Tomás Franco

Espécies Ornamentais ou para Interiores

Bambusa Lako - Timor Black

Caracteriza-se por um diâmetro típico de 3 a 6 cm, e um comprimento que varia entre 3 e 6 metros.

Phylustachys Aurea Nigra - Black Aurea

Esta espécie é usada principalmente em decorações e fechamentos leves, com um diâmetro típico entre 1 e 3 cm (pode ser maior) e um comprimento entre 2 e 3 metros.

Conheça o incrível bambu preto - Imagem 16 de 17
© José Tomás Franco

Dois de nossos editores, Eduardo Souza e José Tomás Franco, foram convidados por BambooU e pela empresa de projetos em bambu IBUKU para fazer parte desta experiência incrível, organizada pela The Kul Kul Farm na Green School em Bali, na Indonésia. Confira mais informações sobre os próximos cursos aqui ou através do instagram.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Conheça o incrível bambu preto" [Alerta de material notable: el Bambú Negro] 15 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885488/conheca-o-incrivel-bambu-preto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.