Itinerários de estudos como aventura intelectual: a dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea

Itinerários de estudos como aventura intelectual: a dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea

A ideia do curso, portanto das viagens, nasceu da vontade de compartilhar experiências formativas adquiridas durante o doutorado sanduíche no Dipartimento di Storia dell’Architettura (dSA) no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (IUAV). Entretanto, sua concretização se dá em um cruzeiro, da mesma forma que no “Um Filme Falado” (2003) do cineasta português Manoel de Oliveira (1908–2015), no qual uma professora de história da Universidade de Lisboa percorre o Mediterrâneo para vivenciar e contar aquilo que, em seu cotidiano, era falado aos alunos na sala de aula.

Dessa forma, este livro reúne a vivência de diversas dimensões do passado, do presente e do futuro. Do passado, porque nasceu dos anos de estudos, pesquisas e leituras realizadas por todos os profissionais envolvidos. Mas é também pleno de presente, pois parte do pressuposto que, a partir da leitura das camadas dos tempos da cidade contemporânea, é que se pode projetar sua outra dimensão: o futuro.

Mas, como no filme, em cada porto—em cada cidade, um(a) interlocutor(a) especialista em história urbana ou arquiteto, junta-se ao grupo respondendo à chave de leitura, subtítulo do presente livro. Todos fazem um arrazoado que justifica os percursos meticulosamente pensados e que constituirão o cerne da reflexão do segundo livro do curso/investigação.
Espero que, a partir de sua leitura, cada leitor—profissional da área de arquitetura e urbanismo ou aspirante à—reconheça o papel crucial do estudo atento da morfologia e das camadas de tempo na formação de nossas cidades, bem como a importância dos itinerários culturais-intelectuais para a formação profissional e para a vida.

  • ISBN

    9788589580151
  • Título

    Itinerários de estudos como aventura intelectual: a dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea
  • Autor

    Adalberto da Silva Retto Júnior
  • Editor

    Ed. e Gráfica Monalisa
  • Ano da Publicação

    2017
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    português

CONTEÚDO 

Apresentação do Livro: Donatella Calabi - IUAV di Venezia
Introdução
1-Itinerários de estudos como aventura intelectual
2-Der Stadtebau e a "redescoberta da urbanidade"
3-Da Renovatio Urbis à Cidade Dispersa: um excursos no debate entre plano e projeto na Itália do pós-guerra
4-A dimensão paisagística no projeto da cidade e na arquitetura contemporânea
5-O urbanista-investigador e o projeto da cidade contemporânea
Percursos

Cita: "Itinerários de estudos como aventura intelectual: a dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea" 10 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885160/itinerarios-de-estudos-como-aventura-intelectual-a-dimensao-paisagistica-no-projeto-da-cidade-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.