Foro Boca / Rojkind Arquitectos

© Jaime Navarro

Foro Boca / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Boca del Río, México
  • Arquitetos: Rojkind Arquitectos; Rojkind Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Cemex
  • Engenharia Estrutural: EMR SA / Enrique Martínez, Sergio Pérez, Martín S. López, Elsa Serrano, Miguel Ángel Allende, José Mejía, Kevin Cruz, José Martínez Vargas
  • Consultoria Acústica: Akustics, Auerbach Pollock, Seamonk
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Sanitária: Gralte S.C. / Jorge Romero, Daniel Velázquez, Ismael Hernández, Mario Navarro, Germán Muñóz
  • Consultoria Luminotécnica: Artec3 / Maurici Ginés, Jose Cardona, Ana Ayala, Carmen Valle, Itzae Cardeña
  • Construtora: Ingenieria y Desarrollo Arquitectónico S.A. de C.V.
  • Mídia: Lorena García Cordero / Dinorah Martínez Schulte.
  • Equipe Akustics : Octavio Barragán, Cristian Ezcurdia ,Hugo Garduño
  • Equipe Auerbach Pollock : Friedlander, Len Auerbach, Kevin MacPhearson, Tom Neville
  • Equipe Seamonk : Lincoln Aguirre, Itzel Alba, Cristian Ezcurdia, Jorge Romero
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Rojkind
  • Arquitetos Projeto: Agustín Pereyra (Diretor de Projeto) Arturo Ortíz, Adrián Aguilar, Sandra Carvajal, Fernanda Casar, Salvador Cortéz, Diego Díaz Lezama, Paulina Elizalde, Rubén García, Daniel Gaytán, Paulina Goycoolea, Jorge González R., Alfredo Hernández , Laura Hernández, Pablo Herrera, Julieta Inclán, Carsten Lemme Andrea León, Félix Mendoza, Gerardo Salinas, Julio Serralde, Alfonso Paz, Cynthia Ponce, Víctor Velázquez, Ditter Vergara, Beatriz Zavala.
  • Cidade: Boca del Río
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, desenvolveu-se um processo de fortalecimento da vida musical e cultural do município de Boca del Rio. Em 2014, consolidou-se a criação da Orquestra Filarmônica da cidade, instância que tem atraído diversas expressões musicais, músicos locais e de todo o mundo, e que converteu-se no coração da vida cultural da cidade.  

© Jaime Navarro

A Orquestra Filarmônica impulsiona três eixos de ação que consistem em uma temporada de Concertos Sinfônicos, uma temporada de recitais de música de câmara e finalmente um programa de educação musical chamado "Orquestrando Harmonia", este último eixo de ação está focado na educação musical infantil e juvenil com a finalidade de criar estratégias que fortalecem o tecido social. As dinâmicas da orquestra tiveram um desempenho exitoso social e culturalmente fazendo com que surgisse a necessidade de criar um novo recinto cultural que servisse de sede e casa da orquestra, assim como de todos os programas que ela impulsiona. 

Planta - Térreo

O novo recinto está dentro do marco de um planto diretor que tem como finalidade revitalizar uma área urbana que se encontra em deterioração. Localiza-se na desembocadura do rio, lugar que não somente dá nome à cidade, mas também é um espaço de história e tradição culinária. O prédio encontra-se no início do dique que divide o rio do mar, é o arremate da avenida costeira Vicente Foz quando encontra o rio, mas também é o arremate da rua Zamora, característica por ter restaurantes tradicionais e que chega até a cabeceira municipal.

© Jaime Navarro

A localização do Foro Boca possui a intenção de articular as dinâmicas do centro da cidade com a avenida costeira, tem como finalidade ser um elemento urbano capaz de incitar a modernização desta área, e é um instrumento que permitiu construir e renovar a infraestrutura e imagem urbana. O edifício retoma a expressão atemporal dos cubos de concreto que formam os diques, assimilando-a como sua origem e reinterpretando-a em um edifício de concreto aparente formado por diferentes volumes que se organizam de forma aleatória para conter a sala de concertos. 

No seu interior, o projeto exibe o conhecimento técnico de especialistas tanto internacionais como locais de acústica, isóptica e mecânica teatral, além de contar com o equipamento técnico que permitirá a este recinto ser uma das salas de concertos mais sofisticadas do país. 

© Jaime Navarro

O programa arquitetônico contempla uma sala de concertos de música clássica, tradicional e popular para 966 espectadores, que também tem a capacidade de abrigar espetáculos de teatro e dança, assim como apresentações de cinema. Adicionalmente, o recinto contará com uma sala de ensaios que também permitirá a apresentação do público de concertos de câmara, teatro, cinema e dança contemporânea e tem a capacidade de oferecer esses espetáculos a 150 espectadores. 

Cortes

Na parte posterior, o edifício responde principalmente às necessidades da orquestra filarmônica com salões de ensaio para percussões, pianos e solistas, além do estúdio de gravação. Conta com camarins gerais e camarins para diretores e músicos convidados, assim como para o diretor da filarmônica. Esses espaços foram concebidos para poder combinar uma vida cotidiana da orquestra com necessidades de outras atividades, como um teatro. A edificação contará com uma área de workshop e biblioteca musical. Com essas instalações, poderão acontecer oficinas, aulas e festivais de diversas índoles. 

© Jaime Navarro

Na área pública, o edifício é composto por um hall de pé-direito triplo que combina os níveis de lajes como vazio e os acessos às salas. No último pavimento há um terraço com vista para o mar e rio. Além disso, conta com cafeterias e um restaurante. Entre as diferentes plataformas do hall, são formados espaços que permitem concertos de solistas ou de câmara, expressões de dança e teatro contemporâneo ou sessões de cinema. 

© Jaime Navarro

Adicionalmente, o Foro Boca gera um espaço público no seu exterior que permite estender a praça de acesso por todo o dique, criando pontos de entretenimento ou espaços lúdios que fortalecem a vida pública da sala. Além disso, o espaço contará com um sistema de projeção e áudio que permite projetar os concertos em algumas fachadas, com a intenção de consolidar um espaço social e de encontro que fortaleça a esfera pública de toda a região. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boca del Río, Ver., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Foro Boca / Rojkind Arquitectos" [Foro Boca / Rojkind Arquitectos] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885133/foro-boca-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.