Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 2 de 42Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 3 de 42Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 4 de 42Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 5 de 42Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Mais Imagens+ 37

  • Equipe De Projeto: Liu Yang, Hu Zhaowai, Sun Xinye, Deng Huahui, Zhang Ruyi, Wang Kun, Lu Xuwen, Bao Hui
  • Projeto Executivo: Zeal
  • Paisagismo: UAO
  • Planejamento: Mass+Skin Design Studio
  • Cliente: Sanbaoteng Art Settlement
  • Construção: Wuhan Huilan Environment and Art Design
  • Estrutura: Wang Chunlei
  • Ar Condicionado: Liu Qing, Guo Haifeng
  • Engenharia Elétrica: Hou Yanming
  • Consultores Rew: Has Wall
  • Cidade: Jingdezheng
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 4 de 42
© Sun Haiting

Tradição e Herança
O Museu de Arte Sanbao está localizado na cidade de Sanbao, um lugar cênico, não muito longe da cidade central de Jingdezhen, a capital da porcelana da China. Na última década, artistas que trabalhavam com porcelana foram atraídos para construir seus próprios estúdios. Assim, um nascente centro dinâmico e focado em porcelana está prosperando e atraindo ainda mais talentos para a região, que buscam o sonho de herdar a tradição da arte em porcelana. A maioria das indústrias estão relacionadas ao material, gerando um ambiente altamente competitivo, o que demanda bastante talento e dedicação para ser reconhecido.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 11 de 42
© Sun Haiting

A Porcelana e o Artista
Há vários artistas e lugares que exibem artes em Sanbao. Portanto, no início, meu interesse estava mais concentrado em contar as histórias entre os artistas e suas criações do que apenas projetar mais um museu.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 20 de 42
© Sun Haiting

Depois de trocar ideias com esses artistas, entendi que a relação entre os artistas e suas criações é quase romântica, como o primeiro amor entre meninos e meninas, com sondagens indiretas, explorando, negociando e sutilmente manipulando. Além disso, a transformação que acontece nos fornos de cerâmica é como o processo de revelação de filmes: está cheio de incertezas, mesmo com os fotógrafos se esforçando ao máximo antes de tirarem a foto, os resultados finais podem ser surpreendentes ou decepcionantes no momento da revelação na sala escura. No entanto, são os riscos e as incertezas que exigem que cada fotógrafo pense em todos os detalhes antes de pressionar o botão. A fabricação de porcelana é similar, requer muita experiência e exercício mental, sempre há tentativas e erros, exploração e negociação entre o artista e sua criação; portanto, não é exagerado dizer que o relacionamento é bastante romântico.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 10 de 42
© Sun Haiting
Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 26 de 42
© Sun Haiting

Portanto, ao definir o papel do nosso projeto, desejamos construir um espaço interativo para incentivar a comunicação recíproca entre visitantes e o espaço, de forma tanto emocional quanto comportamental.

Tentamos criar espaços com um senso de mistério para desencadear diversas sensações  e estímulos psicológicos para os visitantes. Podemos pensar, com uma imaginação fértil, que a arquitetura pode atuar como os robôs de inteligência artificial, ao se comunicar silenciosamente com seus visitantes a partir de seus espaços.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 7 de 42
© Sun Haiting

Natural e Artificial
Naturalmente, há riachos espalhados por este estreito vale e os córregos são representados nas porcelanas finas há milhares de anos.

Artificialmente, quisemos criar um enorme contraste com as cenas naturais, como em uma cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma grande criação artificial enterrada num ambiente natural há anos. A superfície está cheia de musgo e solo, mas sua forma ainda se destaca na montanha.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 40 de 42
Masterplan

Esta é a primeira imagem do Museu Sanbao que me veio à mente. Arquitetura, o artificial, contrasta fortemente contra os arredores, a forma natural; a minha definição para este museu é uma forma geométrica pura.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 3 de 42
© Sun Haiting

Artigos Expostos e Espelhos de Nós Mesmos
O museu tem uma forma visualmente linear, com 150 metros de comprimento, mas o fluxo de visitantes é na verdade não-linear, pois os visitantes terão várias opções de trajetos. O objetivo é potencializar a possibilidade de encontros fortuitos entre pessoas e espaços, pois acreditamos que a arquitetura pode criar uma atmosfera com a qual os visitantes estabelecerão conexões pessoais; uma vez construída, os itens exibidos não serão mais importantes, mas irão atuar como espelhos através dos quais os visitantes poderão se reencontrar. Acreditamos que a verdadeira arte é um meio de nos ajudar a enxergar a verdadeira versão de nós mesmos, às vezes de forma clara ou vaga, às vezes de forma real ou falsa.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 41 de 42
Corte

Então esperamos que, durante a experiência do trajeto, os visitantes possam se ver mais claros e aproveitar a ambiência. Para aqueles que não apostam, o cassino torna-se o lugar perfeito para refletir por conta própria.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 23 de 42
© Sun Haiting

Impressão e Imaginação
O fluxo de visitantes geralmente é um fator importante na concepção dos museus, mas neste projeto, nos preocupamos mais com a criação de uma relação ambígua entre os visitantes e o espaço. Os elementos mais importantes na formação do espaço de exposição e da ambiência são as paredes feitas de terra batida. A intenção era que essa textura pudesse dar uma sensação poética ao lugar.   

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 22 de 42
© Sun Haiting

O caminho principal é um longo espaço transparente, de 100 metros, rodeados por paredes de terra que nascem do chão, de 4 metros de altura. As experiências variam conforme os visitantes atravessam as diferentes áreas, sendo atraídos pelos beirais que se estendem para a área da floresta. O som dos riachos relaxam um pouco os visitantes, e o que vem em seguida os leva a um mundo mais enigmático, mas alegre.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 16 de 42
© Sun Haiting

Múltiplas escolhas são oferecidas no museu, os visitantes podem subir e descer, curtir as lagoas e riachos tranquilos, visitar uma exposição ou relaxar na esquina. Diferentes escolhas levam a várias experiências, numa rica relação entre artistas e suas obras. Cada passeio desenvolverá uma história entre visitantes e a arquitetura, numa mistura de descoberta, expectativa, espera, ansiedade, decepção e alegria.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 13 de 42
© Sun Haiting

Novo e antigo
Os principais materiais utilizados no Museu de Arte de Sanbao, como terra batida, travertino e painéis de zinco e titânio, serão corroídos pelo tempo. Este processo de erosão é esperado, como a fermentação do vinho, quando o tempo dá seu sabor único.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 2 de 42
© Sun Haiting

Além disso, a cidade de Sanbao, naturalmente, produz um solo único, de cor um pouco avermelhada, então decidimos construir paredes contínuas com a argila local, proporcionando uma certa familiaridade e tensão. No entanto, o processo de execução foi realmente complicado, mas, felizmente, nós tivemos uma equipe de consultoria profissional conosco, recebemos muitas sugestões e fizemos inúmeros experimentos. Previamente, foram feitas amostras na escala 1:1, e todas elas foram eventualmente reunidas em uma nova construção.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 6 de 42
© Sun Haiting

Visão e Realidade
Antes de assumir este projeto, nosso cliente nos perguntou o que imaginávamos para o projeto final. Eu disse que o que eu esperava oferecer deveria ser como o som de um violoncelo tocado por uma senhora elegante.

Dois anos passaram, e quando ando neste museu, sinto a força gentil do edifício, cheio de tranquilidade e paz. Então, fomos um pouco além, fizemos um vídeo na esperança de registrar a atmosfera que só poderia ser sentida pessoalmente.

Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier - Imagem 8 de 42
© Sun Haiting

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jingdezheng, Jiangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte SanBaoPeng / DL Atelier" [SanBaoPeng Art Museum / DL Atelier] 24 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885121/museu-de-arte-sanbaopeng-dl-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.