Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 2 de 25Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 3 de 25Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 4 de 25Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 5 de 25Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Autores: Carlos Bedoya, Wonne Ickx, Abel Perles, Víctor Jaime
  • Colaboradores: Rosalía Yuste, Josué Palma, Pamela Martínez, Antonio Espinoza, Andrés Rivadeneyra, Iván Villegas
  • Construção: Bonarq Arquitectura (Ismael Rojas)
  • Estrutura: Kaltia Consultores (Verónica Correa) y DAE (Juan Felipe Heredia)
  • Engenharias: BioE (Alejandro Lirusso)
  • Paisagismo: Entorno Taller de Paisaje (Hugo Sánchez)
  • Cliente: Municipio de Teotitlan del Valle
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 2 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro Cultural Comunitário exibe as riquezas arqueológicas e têxteis de Teotitlán del Valle, uma pequena cidade no Estado de Oaxaca. O Volume principal, situado junto à praça do povoado, abriga o Museu onde convivem as coleções e atividades do atual Museu Histórico de Teotitlán. Formalmente, o projeto é orientado pela estética do entorno, que determina os parâmetros de altura, cor e materialidade. O volume secundário contém a Biblioteca Municipal e uma área de serviços. A área que ocupam ambos os edifícios no conjunto representa apenas 18% do total da superfície, deixando um grande espaço público de praças e jardins. Dessa forma os percursos para pedestres que passam pelo lote e conectam com a Praça Principal são melhorados, permitindo inserir novos espaços públicos gerados pelo Centro Cultural, no circuito de praças existentes que define a estrutura urbana da cidade.

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 10 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo
Cortes Edifício Museu
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 6 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo
Plantas
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 5 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo

Os volumes arquitetônicos possuem fachadas austeras e neutras. A forma e a materialidade do edifício, como as coberturas inclinadas de laje dupla, as paredes de concreto de 30 cm de espessura, as aberturas controladas, criam um sistema passivo para responder a condições climáticas adversas. Essa estratégia básica ajuda a regular a temperatura no interior do edifício e fornece aos usuários um espaço confortável para leitura, trabalho ou visitação do museu, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de instalar um sistema de acondicionamento térmico. O espaço interno apresenta diversas condições de luminosidade e características espaciais (alturas duplas e triplas) gerando diferentes atmosferas para exposições e atividades programadas. O Centro Cultural utiliza uma paleta mínima de materiais de elaboração local (concreto pigmentado, madeira, telhas de barro e tijolos) para integrar-se com o entorno.

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 18 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA - Imagem 4 de 25
© LGM Studio - Luis Gallardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA" [Centro Cultural Comunitario Teotitlán del Valle / PRODUCTORA] 02 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885080/centro-cultural-comunitario-teotitlan-del-valle-productora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.