Casa Delgada 1 / Camarim Arquitectos

Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Fachada, PilarCasa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - JardimCasa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - JardimCasa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Janela, Fachada, Pilar, JardimCasa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  136
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Garrido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CLIMAR, Estremoz, Miniforms
  • Autores: Vasco Correia, Patrícia Sousa
  • Equipe: Sebastien Alfaiate, Joana Ramos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Janela, Jardim
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os nossos clientes adquiriram uma casa com jardim na Delgada, uma aldeia 75 km a Norte de Lisboa, e pediram-nos para renovar a casa e acrescentar uma pérgula com piscina ao jardim. Sendo uma encomenda de uma renovação interior e de uma obra nova, resolvemos considerá-las como 2 projectos distintos: este projecto diz respeito à obra nova.

Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Imagem 22 de 33
© Nelson Garrido

A casa, circundada por um grande relvado, conjuga materiais e elementos decorativos de proveniências variadas na busca de uma certa dignidade e solidez. Rejeitamos intuitivamente qualquer ideia de diálogo com esta casa, mas tão-pouco seria conveniente a pérgula ficar muito longe dela. Havia, perto da porta da cozinha, 2 árvores sobre o relvado. Colocamos a pérgula entre as árvores, paralela à casa, alinhada com o alpendre frontal. A piscina, no seguimento da pérgula, precipita-se sobre colinas cultivadas com vinhas, macieiras e pinheiros a Sul, deixando o mundo neo-rústico para trás.

Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Jardim
© Nelson Garrido

A consideração cuidadosa da geografia, jardim e casa não nos conduziu a um processo de osmose, pelo contrário: pérgula e piscina formam um conjunto maciço, simétrico e repetitivo que poderia ser mais antigo que tudo o resto. A pérgula constrói uma atmosfera particular, simultaneamente doméstica e permeável, robusta e sensível. A piscina, revestida a mármore rosa, recorta inesperadamente o betão e imprime na água um tom turquesa eléctrico.

Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Imagem 31 de 33
Implantação

Procuramos trabalhar apenas com elementos arquitetônicos fundamentais, conjugando-os de um modo que não é clássico ou barroco, antigo ou moderno, mas tudo isso em uníssono. Procuramos que luz, sombras, contexto chegado e afastado, participem, tanto quanto betão e pedra, na construção desta atmosfera. Interessa-nos a capacidade de a arquitetura proporcionar uma percepção viva de cada instante e, simultaneamente, a consciência de uma escala temporal que nos transcende.

Casa Delgada 1  / Camarim Arquitectos - Imagem 29 de 33
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Delgada 1 / Camarim Arquitectos" 15 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885056/delgada-1-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.