Tijolos de PET reciclado para a construção de habitações sociais na Argentina

A Fundación EcoInclusión -vencedora do primeiro prêmio no concurso regional Desafio Google.org - é uma organização argentina sem fins lucrativos que nasceu em 2015, das mãos de um grupo de jovens que promovem a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

Localizado na cidade de Alta Gracia, província de Córdoba, a Ecoinclusión trabalha na redução de resíduos de garrafas PET com a produção de tijolos feitos de resíduos plásticos destinados à construção em setores vulneráveis, com o objetivo de gerar impacto ambiental, social e ambiental. participação cultural nas comunidades beneficiadas.

Cortesía de Fundación Ecoinclusión

Os tijolos possuem a certificação técnica concedida pela Subsecretaría de Hábitat de la Nación. Eles foram desenvolvidos e patenteados por Ceve-Conicet. São necessárias 20 garrafas de plástico recicladas para a produção de um tijolo, que possui características semelhantes às de um tijolo de argila, mas com melhor desempenho como isolante térmico.

Cortesía de Fundación Ecoinclusión

Desde 2014, a EcoInclusión possui autorização para a produção dos mesmos. Para realizar o objetivo principal, "contribuir à redução de resíduos PET, convertendo-os em tijolos ecológicos", trabalha-se em 2 linhas:

Cortesía de Fundación Ecoinclusión
Cortesía de Fundación Ecoinclusión

  • ECORED: através da qual distintos municípios e empresas do setor privado doam seus resíduos de plástico PET e colaboram na logística da doação.
  • ECOCONSTRUCCIÓN : através da articulação de atores públicos, privados e sociais que acompanham economicamente as linhas de produção dos tijolos e a construção propriamente dita.

Conheça mais informações da iniciativa clicando aqui.

* Texto e imagens cortesia de Fundación EcoInclusión

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Tijolos de PET reciclado para a construção de habitações sociais na Argentina" [Organización argentina propone ladrillos fabricados con desechos de plástico para construir viviendas sociales] 07 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885046/tijolos-de-pet-reciclado-para-a-construcao-de-habitacoes-sociais-na-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.