Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 2 de 34Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 3 de 34Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 4 de 34Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 5 de 34Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: ZAV Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Soroush Majidi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hormoz Red Soil, Iran Construction Clinic, Yazd Plastic
  • Arquitetos Responsáveis: Mohammadreza Ghodoosi, Golnaz Bahrami, Fateme Rezaei Fakhr-e-astane
  • Cliente: Ehsan Rasoolof
  • Equipe De Pesquisa E Projeto: Kaveh Rashidzadeh, Mohsen Safshekan, Hosein Panjepour.
  • Projeto De Comunicação: Maral Ashgvari
  • Diretor Do Projeto De Prototipagem Do Rong Center: Soroosh Majidi
  • Construção: Ehsan Rasoolof
  • Cliente Gestor Do Projeto: Amir Nobahari Tehrani
  • Gestor Do Terreno: Hormat Ghasemi
  • Supervisão: Soroosh Majidi
  • Estrutura: Behrang Baniadam
  • Eléctrica: Peyman Shafeeian
  • Mecânica: Peyman Shafeeian
  • Gerente De Operações: Amin Davaee
  • Mobiliário: Amin Davaee
  • Imagens: Yegane Ghezelloo,Negar Yaraghi, Golnaz Khosrawani
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 3 de 34
© Soroush Majidi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ilha de Hormoz encontra-se economicamente abalada e possui um histórico bastante desagradável quando se trata de questões ambientais. "A terra vermelha de Hormoz" tem sido uma preocupação constante para seus habitantes, que cada vez mais percebem uma exploração injusta dos seus recursos naturais. A primeira tentativa do cliente em estabelecer-se na ilha ocorreu em 2014, porém, sem sucesso. Os habitantes de Hormuz atearam fogo em sua construção. A partir desta experiência, e procurando compreender melhor a situação da ilha e da população local, um novo projeto foi desenvolvido para Hormoz.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 13 de 34
© Soroush Majidi

Devido aos recursos limitados da ilha, primeiramente foi implementado um processo participativo. Em seguida, realizaram-se oficinas multidisciplinares e um brainstorming sobre a "Presença em Hormoz", promovendo uma visão bastante abrangente que se desenvolveu em um conjunto de estratégias práticas para serem aplicadas no futuro projeto. Uma série de projetos públicos foram planejados para serem executados de forma sustentável, com economia de recursos e auto-suficiência. A construção deveria ser feita de forma muito simples e abrigariam uma espécie de infraestrutura turística para Hormoz: um centro comunitário, um centro de informações turísticas, uma estação de passageiros, uma série de estações de aluguel de bicicletas, cafés e restaurantes, um centro de gerenciamento de reciclagem, vários centros de hospedagem para visitantes além de diversos espaços públicos urbanos. Antes disso tudo, um centro comunitário foi construído temporariamente para proporcionar a inclusão dos moradores de Hormoz na participação do projeto.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 2 de 34
© Soroush Majidi
Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 31 de 34
Planta - Térreo
Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 14 de 34
© Soroush Majidi

Então, uma série de estudos foram realizados sobre as características dos elementos constitutivos tradicionais de Hormoz. Após considerar estudos de caso locais e internacionais, a equipe de projeto chegou à conclusão de que o sistema de construção com solo compactado, mais especificamente o SUPERADOBE desenvolvido por Nader Khalili, poderia ser apropriado e adaptado com soluções arquitetônicas contemporâneas para ser utilizado no projeto de Hormoz.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 12 de 34
© Soroush Majidi
Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 32 de 34
Corte
Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 5 de 34
© Soroush Majidi

Posteriormente, um centro cultural que abriga o posto de informações turísticas, um café e o centro de gerenciamento de eventos foi construído para substituir a estrutura temporária anterior. "Rong" foi o nome escolhido para este projeto. Rong é um edifício e espaço urbano ao mesmo tempo, onde as pessoas podem caminhar sobre sua cobertura. Ele está adaptado e em harmonia com a geomorfologia da ilha, transformando-se em um novo marco urbano na paisagem. Sua presença em Hormoz traz orgulho para a população nativa da ilha. Para sua construção, a tecnologia de saco de areia foi adaptada com parte da estrutura em aço e cobertura de cimento.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 4 de 34
© Soroush Majidi

Concebido a partir das experiências locais da população de Hormoz, o edifício tornou-se um espaço de convívio e engajamento da comunidade. Além disso, o projeto foi pensado para ser construído de forma rápida e sustentável e, como tal, pode ser replicado ou reciclado sem causar impactos ao meio ambiente.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 9 de 34
© Soroush Majidi

As questões as quais este projeto e sua execução procuram responder, nos permitem refletir sobre algumas importante questões à respeito da própria arquitetura e também de nós mesmos.

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 10 de 34
© Soroush Majidi

Seria possível transformar a pobre cidade de Hormoz através da arquitetura e construir um futuro mais promissor para seus habitantes? Seria possível evitar conflitos desnecessários através da arquitetura? Seria possível transformar a arquitetura em um agente ativo da conservação dos recursos naturais, protegendo-os da exploração para as próximas gerações? 

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 23 de 34
© Soroush Majidi

Seria possível construir uma solução urbana inclusiva através de uma tecnologia de construção sustentável? Seria possível construir uma topografia de uso público baseada apenas na geografia natural e livre de qualquer desejo de auto afirmação do arquiteto? Seria possível avaliar e garantir a perfeita execução técnica do projeto através do desenvolvimento de protótipos fora do canteiro de obras. Somente edifícios em altura podem transformar o skyline?

Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects - Imagem 16 de 34
© Soroush Majidi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hormuz Island, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Presença em Hormoz / ZAV Architects" [Presence in Hormoz / ZAV Architects] 15 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884789/presenca-em-hormoz-zav-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.