Residência Ananda / IBUKU

Residência Ananda / IBUKU - Imagem 2 de 20Residência Ananda / IBUKU - Imagem 3 de 20Residência Ananda / IBUKU - Imagem 4 de 20Residência Ananda / IBUKU - Imagem 5 de 20Residência Ananda / IBUKU - Mais Imagens+ 15

Abiansemal, Indonésia
  • área Do Terreno: 716 m2
  • Período Da Obra: 12 Months
  • Cidade: Abiansemal
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Ananda / IBUKU - Imagem 9 de 20
© Stephen Johnson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um simples acesso de pedra marca a entrada da residência. O portal enquadra três jovens palmeiras cercadas por um corredor verde que desce em cascata pelo terreno. A luz do sol penetra nesta inclinação orientada para o leste quando ainda há um toque de orvalho nas folhas sendo que, no final da tarde, os ângulos de luz dourada marcam as árvores. Um caminho de pedra serpenteia os contornos deste jardim envolto pelos terraços. Os passeios se ramificam até o acesso principal de pedra à esquerda e à direita em intervalos ao longo dos contornos, fazendo com que a duas delicadas estruturas de vários níveis se encontrem no declive. Os telhados curvos em forma de folha abraçam as duas laterais e abaixo deles é possível ver o vidro que reflete o verde do jardim e as cortinas brancas que fluem. Estes são os dormitórios privados e na frente de cada um há uma varanda privada em direção ao leste, ao vale.

Residência Ananda / IBUKU - Imagem 4 de 20
© Stephen Johnson

No percurso entre essas duas estruturas, você descobrirá um pavilhão aberto em forma de lágrima à direita e um telhado em forma de folha em direção ao leste. Este é o dormitório do casal, o coração da casa e do seu centro surge a cozinha com um grande balcão em curva a partir das lajes planas feitas com pedra de rio. Na parte posterior do pavilhão, acima e atrás da área da cozinha, está o loft para as crianças dormirem.

Residência Ananda / IBUKU - Imagem 5 de 20
© Stephen Johnson

A inclinação do terreno atinge o norte do volume familiar em direção à piscina; é uma continuação do espaço vital que cultiva um sentimento interior-exterior emoldurando o penhasco. O deck da sala de estar e da piscina  é o terraço ao longo do qual a vida familiar acontece, com os dormitórios acima e o rio correndo abaixo. Ao sul do terreno existe uma área isolada para um café da manhã romântico a dois e, além dele, atrás da cozinha, um pequeno banheiro bem localizado.

Residência Ananda / IBUKU - Imagem 12 de 20
© Stephen Johnson

Há vários terraços acima do deck, onde o caminho central se ramifica para dormitórios. Existem dormitórios superiores e inferiores, cada um com sua própria varanda e banheiro. Esses dormitórios são um lugar acolhedor e de descanso apenas o tamanho certo para uma cama queen-size e uma mesa, com espaço para berço ou cama infantil a ser instalada ao lado quando necessário. A cama está voltada para as altas janelas de vidro em direção à varanda e às vistas da paisagem nordeste.

Corte

Situado perto do limite norte e no alto da encosta, está a estrutura final. São três níveis, incluindo um mirante no topo. O primeiro nível é o dormitório principal, de frente para o leste e acima da piscina, com vistas ao rio. Ele possui todos os elementos essenciais que os outros dormitórios têm, bem como um elaborado banheiro ao ar livre e uma banheira de pedra monolítica com vista para o vale. Suspensa entre as colunas da estrutura abaixo do dormitório, está uma rede, um outro dormitório ao ar livre. 

Residência Ananda / IBUKU - Imagem 11 de 20
© Stephen Johnson

O drama e a beleza desta propriedade são melhor capturados a partir de um segundo espaço de estar, situado acima do dormitório principal e deslocado para o nordeste diretamente em direção à montanha de Bali, o Monte Agung, visível no horizonte em um dia claro. Este dormitório, ao contrário do volume familiar, pode ser totalmente fechado com janelas de vidro altas e se torna o retiro da família em dias quentes ou tormentosos. Ao amanhecer, a luz do nascer do sol inundará o telhado, transformando-o em um volume brilhante dourado.

Corte

No nível mais alto de todos, existe um pequeno mirante, acessado por uma escada e através de um alçapão. Aqui é onde você vem meditar no amanhecer ou no anoitecer. Em uma noite clara, alguns podem querer colocar uma cama aqui e serem acordados pela canção dos pássaros e pelo primeiro brilho da luz do sol.

Publicado originalmente em 3 de dezembro de 2017.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Ananda / IBUKU" [Ananda House / IBUKU] 29 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884641/residencia-ananda-ibuku> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.