Casa Fonte / Lousinha Arquitectos

Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 2 de 56Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 3 de 56Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 4 de 56Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 5 de 56Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Mais Imagens+ 51

Gafanha da Encarnação, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  388
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lunawood, Sosoares, Viero
  • Arquiteto Responsável: Paulo Lousinha
  • Colaboradores: José Miguel Figueiredo; Matteo Losurdo; Barbora Šímová
  • Cidade: Gafanha da Encarnação
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 30 de 56
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para construírem duas casas num terreno de família, os irmãos "Fonte" tiveram que demolir a antiga casa de praia. Esta foi para eles a tarefa mais difícil do projeto. A outra? Fazer com que pareça apenas uma. Devido ao pequeno tamanho da parcela, a implantação resulta do alinhamento proposto pelo município: fachada da Avenida da Bela Vista a 3 metros do limite do terreno; na Rua dos Faróis alinhada pelos edifícios existentes; pátios norte e nascente com afastamento de 3 metros às extremas. Assim, a implantação ficou condicionada a um quadrado com 12 metros. O volume parte da vontade de afirmar uma massa compacta à qual pequenas porções paralelepipédicas são subtraídas para marcar acontecimentos especiais: entradas, varandas e terraços. Esta lógica apenas é contrariada pela abertura pontual dos vãos, alinhadas pela face interior das paredes, sempre quadrados.

Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 4 de 56
© Ivo Tavares Studio
Corte
Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 2 de 56
© Ivo Tavares Studio

A cobertura de duas águas viu a sua cumeeira rodar 45º, coincidindo assim com a diagonal da planta. Este gesto responde à necessidade formal de caracterização do gaveto, ao mesmo tempo que responde ao desejo de dialogar com a envolvente. Isso permitiu fazer coincidir a altura mais baixa do volume de construção com as construções existentes a poente e a norte. Por outro lado, levanta-se para afirmar a definição do gaveto, apontando para o prédio de habitação colectiva a nascente. Porque estávamos interessados em autonomizar de ambas as entradas, estas foram localizadas em cantos opostos: na Rua dos Faróis ao lado do extremo poente e na Avenida da Bela Vista, no extremo norte. Em ambos os casos, a subtracção de massa do volume puro inicial é clara, criando um pequeno alpendre e ocultando o volume da garagem.

Casa Fonte / Lousinha Arquitectos - Imagem 35 de 56
© Ivo Tavares Studio

Embora cada entrada partilhe o acesso automóvel e pedonal, estes estão separados por uma caixa que receberá toda a parafernália de infra-estruturas. O programa é simples e está organizado para cada uma das casas em três andares. No nível da entrada, a cozinha e a instalação sanitária estão ocultas num volume revestido a nogueira, deixando o resto da planta totalmente livre; no piso elevado, dois pequenos quartos, instalação sanitária e uma suíte. Sob o telhado, um espaço informal sem uso definido. Todo o edifício é revestido com o sistema ETIC, pintado num tom de areia. O desenho dos acessos está marcado pela madeira maciça, bem como os portões. A delimitação do lote é executado com um pequeno muro. As guardas da varanda são em vidro transparente. O piso exterior está em betão polido. No interior, a paleta de materiais é também austera: novamente o pavimento em betão, paredes e tectos rebocados com acabamento estanhado.

Originalmente publicado em Novembro 30, 2017

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fonte / Lousinha Arquitectos" [Fonte House / Lousinha Arquitectos] 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884501/casa-fonte-lousinha-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.