Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira

O projeto em madeira de Downtown studio para uma biblioteca urbana na Bulgária é uma proposta que aborda as ferramentas do projeto paramétrico na construção de estruturas leves, resistentes e transportáveis.

O projeto, uma forma natural ondulada que se desenvolve em um semicírculo, é construída por uma série de módulos de madeira que proporcionam um espaço público com estantes para expor e compartilhar livros.

Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira - Mais Imagens+ 24

Descrição pelos autores. Criada por uma equipe de jovens arquitetos e designers, "Rapana" é a primeira biblioteca urbana em Varna, Bulgária.

© Emanuil Albert

Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira - Mais Imagens+ 24

Hoje em dia a vida dos jovens está quase completamente baseada na era digital, diminuindo a popularidade dos livros nessa geração. Uma equipe de arquitetos e designers (Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva) decidiram fazer o possível para resolver parcialmente esse problema mediante a construção de uma biblioteca pública.

© Emanuil Albert

Varna é uma cidade situada na costa e chamada da "capital litorânea da Bulgária". Essa é a principal razão pela qual a forma do conceito eleito da biblioteca se assemelha à carapaça de um caracol do mar.

© Emanuil Albert

O projeto foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas. A instalação leva em consideração os aspectos mais importantes da identidade da cidade: o mar e seu valor para os cidadãos de Varna. A construção abstrata se desenrola de um só ponto focal para um semi-círculo enquanto cria um espaço público ao mesmo tempo que estantes para livros.

© Emanuil Albert

"Rapana" foi projetado utilizando as ferramentas de projeto paramétrico Rhinoceros 3D e Grasshopper, que possibilitam aos arquitetos provar diferentes formas e variações. Usando o software, a equipe testou mais de 20 variações, mudando a quantidade de peças de madeira verticais e horizontais, seu comprimento e altura. Finalizou-se com um projeto final, ajustando o orçamento e o conceito da biblioteca aberta, proporcionando um fácil acesso para os leitores, espaços para sentar, além de um pequeno cenário para artistas de rua e uma sala de aula.

Usando as ferramentas 3D de Rhinoceros, a construção foi dividida em peças, que foram produzidas utilizando uma máquina CNC a partir de chapas de madeira de 250 x 125 cm. A biblioteca de rua foi construída com 240 peças de madeira, com capacidade total de 1.500 livros.

Arquitetos: Downtown studio
Arquiteto Principal: Yuzdzhan Turgaev
Localização: Varna, Bulgária
Ano de Finalização: 2017
Fotografia: Emanuil Albert

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira" [Cómo construir una biblioteca urbana paramétrica con 240 piezas de madera ] 22 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884039/como-construir-uma-biblioteca-urbana-parametrica-com-240-pecas-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.