Residência Booker na Universidade Estadual do Arizona / Solomon Cordwell Buenz

© Bill Timmerman

Residência Booker na Universidade Estadual do Arizona / Solomon Cordwell Buenz - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Solomon Cordwell Buenz; Solomon Cordwell Buenz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  458000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bill Timmerman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grand Rapids Chair Company, Koraseal, Viracon, Zodiac
  • Estrutura: PK ASSOCIATES
  • MEP: GLHN
  • Paisagismo: TRUEFORM
  • Civil: HDR
  • Empreiteira: OKLAND CONSTRUCTION
  • Cidade: Tempe
Mais informaçõesMenos informações
© Bill Timmerman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Booker na Universidade Estadual do Arizona é um novo edifício de 7 pavimentos com uma superfície total de 42.500 metros quadrados para estudantes de primeiro ano da graduação em engenharia. O edifício conta com 1.582 camas, 5 apartamentos para funcionários, um refeitório de 2.500 metros quadrados e 525 assentos, uma loja de conveniência, vários estúdios para os alunos e salas sociais, além de um grande laboratório, salas flexíveis e uma academia de ginástica.

Projeto sustentável para um clima desértico

Utilizando a linguagem vernacular da arquitetura do deserto como ponto de partida, a equipe de desenho procurou criar um edifício sustentável e adequado a seu contexto que pudesse suportar e, inclusive aproveitar, o duro clima desértico de Tempe.

© Bill Timmerman

A localização, a forma e a distribuição do edifício se desenvolvem através de extensos estudos de sombreamento no lugar restrito do campus. A forma em 8 do complexo posiciona as duas massas de construção primárias em posições paralelas orientadas de leste a oeste, o que permite que o edifício se "auto-sombreie" em pátios internos e fachadas.

Diagrama de Sistemas

A fachada sul incorpora visores em forma de U e uma série de grades verticais perfuradas projetadas e posicionadas de acordo com um algoritmo sofisticado, que apresentam um interesse visual e garantem um controle apropriado da luz natural única da localização de cada janela na fachada. A concentração também facilita o movimento do vento, que flui predominantemente do oeste, através dos pátios sombreados internos, e entre as massas do edifício. Os painéis metálicos perfurados nas pontes e corredores do edifício promovem fluxo de ar através desses espaços. A água da chuva é captada desde a cobertura e nutre as áreas de paisagem selecionadas em bioswales, o que reduz a dependência de água potável ao mesmo tempo que reduz a quantidade de infraestrutura subterrânea de tubulações e instalações. O edifício está no processo de conquistar a certificação LEED Gold.

© Bill Timmerman

Viver/Aprender

Como um novo lar para estudantes de engenharia, a equipe de projeto buscou expressar honestamente os elementos de engenharia e desenho sustentável em todo o complexo, transformando o edifício em uma ferramenta de aprendizado. Os exemplos incluem uma sala mecânica exposta no térreo com sinalização gráfica que denota a função de cada peça do equipamento.

© Bill Timmerman

Um grande laboratório de fabricação goza de uma localização proeminente e muito visível no térreo do edifício, ampliando o núcleo acadêmico do campus e fornecendo aos residentes do espaço recursos para continuar o trabalho de sala e ideias experimentais a qualquer momento do dia. O laboratório conta com paredes de vidro deslizantes que permitem que as atividades extrapolem para o lado de fora do edifício, onde os pedestais de exposição permitem aos estudantes residentes que apresentem seu trabalho e convidem os visitantes a aprender mais sobre o programa de engenharia da ASU.

© Bill Timmerman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tempe, AZ, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Booker na Universidade Estadual do Arizona / Solomon Cordwell Buenz" [Tooker House at Arizona State University / Solomon Cordwell Buenz] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883997/residencia-booker-na-universidade-estadual-do-arizona-solomon-cordwell-buenz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.