Casas da Quinta / Júlio Caseiro Arquitectura

Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Imagem 2 de 51Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - FachadaCasas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - JanelaCasas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Janela, Viga, Cama, DormitórioCasas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Mais Imagens+ 46

Arouca, Portugal
  • Arquitetos: Júlio Caseiro Arquitectura; Júlio Caseiro Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Unformal Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosch, CS Telhas, Plaka, SOTINCO, Saint-Gobain, Sanitana, Titan, Titanlux
  • Engenheiro Civil : Paulo Jorge Sá Reis
  • Engenharia Elétrica : ARPROJ – Projetos de engenharia
  • Cliente : Jorge Alexandre Tavares Ferreira
  • Empreiteiro : Adelino Gomes Ferreira, Lda, Romariz, Burgo, Arouca
  • Arquiteto Responsável: Júlio Caseiro
  • Cidade: Arouca
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Janela
Cortesia de Júlio Caseiro Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico das Quintãs Farm Houses teve por objetivo principal a integração da proposta no seu meio envolvente e uma inequívoca referencia à ruralidade do concelho de Arouca, pelo que o canastro e a eira foram os exemplos selecionados para presidir à elaboração do mesmo.

Croqui

A materialização deste projeto ocupou um pequeno espaço urbanizável, parte integrante de um singular conjunto agrário, e traduziu-se  na criação de três unidades habitacionais do tipo T1, organizadas em dois volumes paralelepipédicos independentes, com dois pisos cada, mas funcionalmente dependentes e complementares. Estes volumes habitacionais são os elementos cruciais e integrantes de um conjunto espacial que contempla acessos viários, circulação, estacionamento e diversos espaços agrícolas e de lazer.

Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Janela, Cerca
© Unformal Studio

A implantação, orientação, exposição solar e fruição paisagística deste projeto são os indicadores da relação direta da arquitetura com a excelência do meio rural da sua envolvente, onde se inclui o convento de Arouca enquanto polo gerador de urbanidade.

Croqui

Mas, para além destes elementos, no processo de criação do projeto arquitetônico foram também cruciais os elementos formais caracterizadores da proposta, sejam, os volumes paralelepipédicos, característicos dos canastros, sejam os materiais eleitos, como a telha cerâmica envelhecida, os blocos de pedra de granito aparelhada “in locu”, o aço, o vidro e a madeira, na estrutura das coberturas, soalho e ripado de afzélia lacada à cor vermelha, ral 3005.

Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Cadeira, Viga
© Unformal Studio

Formalmente, prevaleceram a singularidade, simplicidade, unidade, equilíbrio e harmonia, de volumes, cores, materiais e texturas, exacerbados pelos existentes jogos do cheio/vazio, luz/sombra e visível/invisível, seja no exterior como no interior da edificação.

Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela, Viga
© Unformal Studio

Funcionalmente, a proposta optou clara e inequivocamente pela privacidade dos seus utilizadores face ao espaço público e viário, e pela abertura franca e generosa para o meio natural e privativo, valores a que a localização e disposição dos compartimentos dos fogos não foi alheia.

Planta
Planta

Tecnicamente, a qualidade construtiva é de nível superior, pois o objetivo foi dar o máximo de conforto e bem estar aos utilizadores, pelo que na concepção projetual existiu uma atenção especial aos pormenores construtivos, e posteriormente uma cuidada, sábia e mestre execução.

Casas da Quinta  / Júlio Caseiro Arquitectura - Fachada
© Unformal Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas da Quinta / Júlio Caseiro Arquitectura" 22 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883981/casas-da-quinta-julio-caseiro-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.