Residência Duas Águas / Sheri Haby Architects

Residência Duas Águas / Sheri Haby Architects - Mais Imagens+ 9

Sandringham, Austrália
  • Arquitetos: Sheri Gaby Architects; Sheri Gaby Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lisbeth Grosmann
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artedomus, Astra Walker, Austral Bricks, Blackbutt, Classic Ceramics, Colorbond, Dulux, Duravit, Godfrey Hirst, Inlite, Laser Lighting, Lysaght, Muuto, Smartstone, Whetstone, ZP Woodworks, Zincalum, stringybark
  • Inspetor Da Obra: Tony Middling
  • Construtora: Ryan Gregory
  • Engenharia Estrutural: Bernhard Waschl
  • área Do Terreno: 491 m2
  • Cidade: Sandringham
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Lisbeth Grosmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é uma cabana de madeira eduardiana em Sandringham, próxima da estação de trem, as lojas e a praia. De forma típica, muitas casas da época encontram-se na área, uma extensão prévia havia agregado uma habitação na parte posterior, incorporando o dormitório principal, a cozinha e a área para as refeições; esses espaços sofriam as implicações de uma orientação sul e uma configuração não adequada das habitações.

© Lisbeth Grosmann

Necessitávamos considerar como esse espaço poderia ser melhor utilizado. O cliente se sentia cômodo com a ideia de que não necessitavam uma residência maior, somente uma que funcionasse melhor. A apresentação do desenho consistiu em proporcionar uma área ampla na parte posterior, cheia de luz e com a planta livre, com uma melhor conexão com o pátio posterior e que abordasse a falta de privacidade entre o dormitório principal e a sala de estar. A residência existente tinha 207 m2 em uma área de 491 m2, mas o cliente não estava disposto a sacrificar nenhuma parte do pátio posterior e nem sobrecapitalizar o terreno relativamente pequeno. 

Planta

A fachada frontal da residência foi mantida, incorporando os três dormitórios de bom tamanho, um salão formal, sala de jantar e um corredor original. O banheiro e lavanderia foram reformados e redesenhados para incluir um closet separado. Na parte posterior da residência, a nova adição foi mantida a mais pequena possível para manter o jardim posterior e cumprir com os requerimentos regulamentários para a cobertura do terreno. Foram agregadas 2 formas de cobertura de duas águas, uma para o dormitório principal e uma para a área familiar, a fim de elevar as coberturas e outorgar uma grande amplitude. 

© Lisbeth Grosmann

O dormitório principal foi estendido levemente para proporcionar um armário e um banheiro, e sua entrada foi redesenhada para ocultar as vistas desde a sala de estar. A cozinha e a sala de estar deram a volta para conectar a cozinha com uma nova cobertura exterior enquanto a forma elevada da cobertura de duas águas estendeu-se sobre o deck, como um pergolado de madeira. Quando as portas de correr de vidro estão abertas, tudo converte-se em um espaço ao ar livre, o interior e o exterior funcionam bem juntos. 

© Lisbeth Grosmann

Para otimizar a luz do sol, uma nova janela e uma claraboia foram posicionadas no lado leste da casa, no final da cozinha, proporcionando interessantes situações em diferentes momentos do dia. O banco da cozinha sobressai abaixo da claraboia como uma bancada de madeira para o café-da-manhã. O desenho de energia passiva na nova janela e a claraboia oferecem à área da cozinha e sala de jantar, com orientação sul, um grande acesso para a luz solar. A cozinha e a sala de jantar estão organizadas para desfrutar desses momentos de sol, enquanto estão orientadas e conectadas com o pátio posterior ao sul.

© Lisbeth Grosmann

Sustentabilidade

A maior parte da residência existente foi mantida ou redesenhada, reduzindo o desperdício. A cobertura está isolada com Kingspan Air-cell e blocos R3.5. Os blocos também foram agregados à cobertura existente. As novas paredes leves estão isoladas com blocos R2 e Sisalation, além disso, o piso está equipado com um novo isolamento R2. Todas as aberturas novas estão feitas com esquadrias de madeira australiana com vidro duplo translúcido. A residência utiliza iluminação LED de baixa energia. O sistema de condutos de calefação por gás no piso existente foi mantido e redesenhado para adaptar-se às novas alterações, como o sistema existente de resfriamento por evaporação. 

© Lisbeth Grosmann

Materiais

A residência encontra-se em uma rua com casas de madeira onde predomina a cor clara. Os materiais selecionados foram escolhidos por sua qualidade e estética. O cliente buscava um interior relaxado e neutro que se acomodasse comodamente com o estilo eduardiano original e a proximidade da praia. Os interiores são espaços brancos, com mudanças sutis no tom e na textura através do uso de azulejos, tijolos e madeira. A cozinha é um espaço branco com um banco de pedra reconstituído e incorpora uma bancada para café-da-manhã de Eucalipto reciclado. Os acabamentos pintados são de baixo COV (VOC em inglês). A cobertura é de Zincalume, o novo piso de madeira é feito de eucalipto acabado com Bona Traffic e as lajotas cerâmicas são de Classic Ceramics

© Lisbeth Grosmann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Duas Águas / Sheri Haby Architects" [Gable House / Sheri Haby Architects] 28 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883932/residencia-duas-aguas-sheri-haby-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.