House in Nowa Górka / Studio GAB

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 2 de 15House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 3 de 15House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 4 de 15House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 5 de 15House in Nowa Górka / Studio GAB - Mais Imagens+ 10

Nowa Górka, Polônia
  • Autores: Piotr Grabowski, Katarzyna Osipowicz
  • Cidade: Nowa Górka
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 12 de 15
© Anna B. Gregorczyk/FOTOARCHITEKTURA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está em uma localização extraordinária. O grande terreno possui árvores em toda seu entorno, em uma área protegida. A construção desta casa é uma tentativa de lidar com a forma arquétipa de uma casa com duas águas num contexto lindo e forte.

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 5 de 15
© Anna B. Gregorczyk/FOTOARCHITEKTURA

Forma

Casa e garagem estão localizadas na parte central do terreno. A disposição de dois volumes perpendiculares é uma referência aos típicos assentamentos rurais; a casa está localizada de tal maneira a proporcionar a melhor exposição solar, com disposição simétrica que reflete o estilo de vida dos clientes e com medidas de 27 x 6 m, com altura de 5,4 m. 

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 3 de 15
© Anna B. Gregorczyk/FOTOARCHITEKTURA

Função

Os proprietários desta casa são um casal que os filhos acabam de se mudar para fora de casa, da residência grande e antiga que moravam. Para evitar os obstáculos arquitetônicos, decidimos concentrar o programa em apenas um pavimento, sem escadas e obstáculos. A nova casa era para ser o menor e mais compacta possível, eficiente energética e economicamente.

A disposição simétrica do quarto permite que se separe a parte reservada aos hóspedes da parte privada, criando uma sala de estar central. A lareira é feita em concreto e possui duas aberturas, com papel decisivo no aquecimento no coração da casa.

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 13 de 15
Planta

Relação Interna

Devido ao entorno espetacular, o objetivo era maximizar a parte central da casa. Duas grandes portas de correr em vidro fazem do jardim um espaço de estar adicional da casa. Duas varandas - uma sombreada e a outra sempre ensolarada - proporcionam conforto em todas as épocas do ano, com persianas que controlam os níveis de privacidade. Durante o verão, com as janelas abertas e persiana fechada, é criado aqui um espaço sombreado naturalmente ventilado envolto pela vegetação. Todas as aberturas da casa foram cuidadosamente dispostas para que sua vista fosse algo maravilhoso. As esquadrias internas em madeira adicionam uma moldura às vistas, que servem como bancos quando a altura do parapeito o permite.

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 2 de 15
© Anna B. Gregorczyk/FOTOARCHITEKTURA

Materiais

As cores neutras do ambiente natural que compõem o entorno foram utilizadas como inspiração: materiais naturais, aconchegantes e quentes. A casa tenta não competir com o meio ambiente, apenas para extrair suas características mais importantes e para estabelecer o diálogo com o contexto. As fachadas são feitas de placas de pinho dispostas verticalmente: a madeira, com seu tempo de envelhecimento se torna cada vez mais nobre. A cobertura é feita com uma telha cerâmica vermelha, disposta de forma clássica. Todos as portas e janelas têm tons elegantes de cinza.

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 4 de 15
© Anna B. Gregorczyk/FOTOARCHITEKTURA

Orçamento

Desde o conceito inicial, a casa foi projetada com o orçamento específico em mente. A cada etapa foi conduzida uma estimativa de custos. Essa abordagem nos permitiu unir forças com os investidores para negociar preços dos fornecedores e controlar a performance. Isso ajudou a evitar as chamadas concessões e a realizar nossos pressupostos quase que completamente.

House in Nowa Górka / Studio GAB - Imagem 11 de 15
© Krzysztof Ślachciak

Sustentabilidade

A casa foi projetada para cumprir com as exigências do padrão NF 40 de performance sustentável. Este projeto é bastante eficiente energeticamente e barato de manter. Além disto, os materiais utilizados no edifício foram encomendados de fornecedores locais poloneses.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "House in Nowa Górka / Studio GAB" [House in Nowa Górka / Studio GAB] 23 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883618/casa-01-gab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.