D&D Arte de Degustar / João Tiago Aguiar Arquitectos

D&D Arte de Degustar / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos; João Tiago Aguiar Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, MUNDOTEL, PADIMAT
  • Engenharia: OMF
  • Construtor: House MakeUp
  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe: Ruben Mateus, André Silva, João Nery Morais, Rita Lemos, Laura Cettolin, Arianna Camozzi, Maria Sousa Otto, Ricardo Cruz, Renata Vieira
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no embasamento de num moderno complexo habitacional nas Laranjeiras, esta loja gourmet está integrada num núcleo de diversos serviços comerciais. Embora localizada num espaço de 60m2, relativamente exíguo para o ambicioso programa pretendido, chegou-se a uma solução que resolveu de forma pragmática e eficiente o desafio colocado. Tratando-se de um tema em expansão, o das lojas gourmet, pretendia-se um projeto que se destacasse deste estereótipo. Para alem de uma seleção variada de produtos gourmet a outra ideia forte era a dos jantares de degustação confeccionados por um chef convidado. Era, pois, necessário conciliar dois programas num espaço único.

© Fernando Guerra | FG+SG

Definiu-se a planta sobre a profundidade agrupando lateralmente os armários de refrigeração e exposição lado a lado com os de arrumação. Revestiram-se estes elementos laterais a madeira de cerejeira, sublinhando assim a profundidade do espaço e conferindo um ambiente quente, acolhedor e homogêneo. Em contraste com o aspecto quente da madeira aplicou-se um tampo de pedra lioz sobre uma longa mesa comunitária que ocupa quase toda a profundidade do espaço e que serve também de expositor. Encabeçando esta mesa encontra-se a zona da caixa registadora/bar, tal como um púlpito todo revestido também na mesma pedra lioz, pontuando assim a extremidade do espaço. Um rasgo numa das paredes de madeira de cerejeira permite criar comunicação visual com a cozinha nomeadamente para a zona de confecção, de forma a promover eventos do tipo “show-cooking”.

Planta (Inglês)
Corte A (Inglês)

O teto-falso constitui uma parte importante do projeto pois o desenho em “vigas de luz” perpendiculares ao sentido longitudinal do espaço, oferece uma iluminação ambiente, ténue e indireta, própria de um espaço de estar e de degustação. As vigas transversais servem também para quebrar e para travar o atravessamento do espaço. A orientação das vigas induz igualmente o cliente na direção visual dos produtos expostos nas paredes laterais. Por outro lado, as linhas de luz marcam ritmo e chamam a atenção do transeunte, de forma discreta, sobre o interior da loja, já ao entardecer do dia.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "D&D Arte de Degustar / João Tiago Aguiar Arquitectos" [D&D Art of Tasting / João Tiago Aguiar Arquitectos] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883587/d-and-d-arte-de-degustar-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.