Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura

© Fernando Satt © Fernando Satt © Fernando Satt © Fernando Satt + 25

Vila Buarque, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 200.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Fernando Satt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Casa do Cortén, Deca, Eliane, FRANKE, Gail, Portinari, Portobello
  • Construtora: Guercio Martini
  • Mobiliário: Wood & Móveis.
Mais informações Menos informações
© Fernando Satt
© Fernando Satt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do primeiro Tasting Room ou sala de degustação da Cervejaria Dogma teve início no final de 2016. A Cervejaria, que produz artesanalmente como cigana há 2 anos e já era conhecida no cenário paulistano por suas IPA’s (India Pale Ale), vinha de um sonho que acompanha os três sócios desde o início da criação da marca.

© Fernando Satt
© Fernando Satt

A escolha do bairro, centro da cidade, foi uma pedida em conjunto da arquiteta e de um dos sócios, que gostariam que a cervejaria fosse de fácil localização a qualquer morador da cidade e para que fosse levada a cultura da cerveja artesanal a outros bairros da cidade, além do já saturado bairro de pinheiros.

© Fernando Satt
© Fernando Satt

A busca pelo imóvel com características próximas a um galpão de vão livre levou um certo tempo e quando encontrado, percebeu-se que a reforma do local seria algo muito maior do que a simples troca de revestimentos. A estrutura do espaço estava em condições bem ruins e comprometiam a segurança do local, não haviam paredes, os pilares em madeira não tocavam o solo e as telhas apresentavam amianto na sua composição o que levou a uma transformação radical do local, que já havia sido uma igreja e uma oficina mecânica. Apenas a estrutura em madeira do telhado permaneceu, pilares metálicos foram inseridos, o piso foi reforçado e as paredes foram construídas.

© Fernando Satt
© Fernando Satt
Planta + Corte
Planta + Corte
Corte
Corte
© Fernando Satt
© Fernando Satt

O projeto abriga um espaço menor de salão para degustação e um espaço maior de fábrica. A fábrica teve de seguir rigorosos padrões de exigência, pois deveria cumprir certas normas de higiene e funcionamento, próprios de uma cervejaria. O salão seguiu o conceito de uma arquitetura mais limpa, sem poluições decorativas, a iluminação e composição dos materiais na sua essência garantiram todo a claridade, aconchego e beleza do local que une elementos em tijolos de demolição, concreto e madeira pinus.

© Fernando Satt
© Fernando Satt
Detalhes de Marcenaria
Detalhes de Marcenaria
Detalhes de Marcenaria
Detalhes de Marcenaria
© Fernando Satt
© Fernando Satt

O mobiliário exclusivo foi uma pedida dos clientes. Assim a arquiteta projetou todos estes elementos, desde os armários expositivos, mesas, cadeiras altas, bancos até as lousas que expõe os nomes das cervejas e a régua de degustação. Tudo foi baseado no conceito do triângulo, próprio da marca da cervejaria. Por fim, chamaram o artista Caio Stolf, responsável pelos criativos rótulos das cervejas para expor um painel seu em uma das paredes do local.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Fortunato, 236 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01224-030, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883553/cervejaria-dogma-tais-ossani-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.