Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Viga, JanelaCervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Bancada, VigaCervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Tijolo, Viga, CorrimãoCervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Janela, VigaCervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Taís Ossani Arquitetura; Taís Ossani Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Satt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa do Cortén, Deca, Eliane, Franke, Gail, Portinari, Portobello
  • Construtora: Guercio Martini
  • Mobiliário: Wood & Móveis.
  • Arquiteta Responsável: Taís Ossani
  • Cidade: Vila Buarque
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Viga
© Fernando Satt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do primeiro Tasting Room ou sala de degustação da Cervejaria Dogma teve início no final de 2016. A Cervejaria, que produz artesanalmente como cigana há 2 anos e já era conhecida no cenário paulistano por suas IPA’s (India Pale Ale), vinha de um sonho que acompanha os três sócios desde o início da criação da marca.

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Mesa, Viga
© Fernando Satt

A escolha do bairro, centro da cidade, foi uma pedida em conjunto da arquiteta e de um dos sócios, que gostariam que a cervejaria fosse de fácil localização a qualquer morador da cidade e para que fosse levada a cultura da cerveja artesanal a outros bairros da cidade, além do já saturado bairro de pinheiros.

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Mesa
© Fernando Satt

A busca pelo imóvel com características próximas a um galpão de vão livre levou um certo tempo e quando encontrado, percebeu-se que a reforma do local seria algo muito maior do que a simples troca de revestimentos. A estrutura do espaço estava em condições bem ruins e comprometiam a segurança do local, não haviam paredes, os pilares em madeira não tocavam o solo e as telhas apresentavam amianto na sua composição o que levou a uma transformação radical do local, que já havia sido uma igreja e uma oficina mecânica. Apenas a estrutura em madeira do telhado permaneceu, pilares metálicos foram inseridos, o piso foi reforçado e as paredes foram construídas.

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Viga, Janela
© Fernando Satt
Planta + Corte
Corte
Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Viga
© Fernando Satt

O projeto abriga um espaço menor de salão para degustação e um espaço maior de fábrica. A fábrica teve de seguir rigorosos padrões de exigência, pois deveria cumprir certas normas de higiene e funcionamento, próprios de uma cervejaria. O salão seguiu o conceito de uma arquitetura mais limpa, sem poluições decorativas, a iluminação e composição dos materiais na sua essência garantiram todo a claridade, aconchego e beleza do local que une elementos em tijolos de demolição, concreto e madeira pinus.

Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Janela, Viga
© Fernando Satt
Detalhes de Marcenaria
Detalhes de Marcenaria
Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura - Bancada, Viga
© Fernando Satt

O mobiliário exclusivo foi uma pedida dos clientes. Assim a arquiteta projetou todos estes elementos, desde os armários expositivos, mesas, cadeiras altas, bancos até as lousas que expõe os nomes das cervejas e a régua de degustação. Tudo foi baseado no conceito do triângulo, próprio da marca da cervejaria. Por fim, chamaram o artista Caio Stolf, responsável pelos criativos rótulos das cervejas para expor um painel seu em uma das paredes do local.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fortunato, 236 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01224-030, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cervejaria Dogma / Taís Ossani Arquitetura" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883553/cervejaria-dogma-tais-ossani-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.