Residência Canto Cholul / Taller Estilo Arquitectura

Residência Canto Cholul  / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 20

Cholul, México
  • Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura ; Taller Estilo Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  361
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Cervera
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boxito, Cemex, Nordika
  • Arquitetos Autores: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Estrutura: Taller Estilo Arquitectura; Eng. Rafael Domínguez Barjau
  • Arquitetos Colaboradores: Silvia Cuitún Coronado, Jorge Escalante Chan Colaboradores: Paloma Ortiz Díaz, Alberto Góngora Brito
  • Cidade: Cholul
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera

“Os humanos não deveriam tentar conquistar a natureza com tecnologia, deveriam criar uma arquitetura que receba a benção da natureza” Toyo Ito.

© David Cervera

Em um terreno de 2300 m2 e próximo a 60 árvores, encontra-se imersa a Residência Canto Cholul, um projeto que pretende criar uma convivência dinâmica espacial e formal entre a natureza e arquitetura. 

Planta do Conjunto

Paredes curvas feitas em pedra da região e cimento pigmentado abraçam as árvores dando as boas-vindas à moradia, criando percursos por entre as árvores e sombras que dirigem os usuários até o acesso principal da edificação.

© David Cervera

A residência encontra-se distribuída em um esquema em "U" sendo a área social que recebe o usuário de maneira linear: sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço com muros de vidro que proporcionam uma transparência ao terraço coberto e ao pátio central, um espaço natural que organiza e estrutura o projeto. As habitações localizadas de maneira sequencial, mesmo discretas na sua conexão ao pátio, mostram sua parte extrovertida voltando-se ao resto do jardim pela parte posterior, emoldurando a natureza. 

© David Cervera

Um conjunto de espaços configurados em direção ao pátio central, que surpreende pelo movimento circular da sua cobertura, ressalta, de alguma maneira, as característica do seu entorno. O terraço/área de jogos é incorporado ao programa arquitetônico mas não está unido à edificação, tornando-se um espaço de moradia inserido para cumprir com sua função sem afetar a privacidade dos usuários. 

Corte

Por fim, a habitação principal, diretamente relacionada ao pátio central, é composta pelo dormitório, closet e banheiro principal, todos organizados de tal maneira que a ventilação e a iluminação natural fazem com que todos os espaços sejam agradáveis tanto durante o dia quanto durante a noite.

© David Cervera

Cimento cinza polido e brilhoso, cimento pigmentado azul e negro, cimento branco polido, cimento branco bruto, madeira de cedro, pedra e vidro fazem da residência Canto Cholul uma moradia simples em sua materialidade.

© David Cervera

As relações entre o espaço construído e a paisagem preexistente são apresentadas nos pátios e no percurso dos corredores, algumas árvores perfuram as lajes para afirmar a hierarquia projetual. A relação entre solo-cobertura em cimento cinza conforma a moldura perfeita para os muros de cimento branco que acentuam a essência da moradia.

© David Cervera

Jardins de diferentes dimensões, diferentes vegetações, água e taludes de pedra dão sentido ao lugar, entendendo e afirmando sua topografia. Um projeto cuidadosamente orientado onde se observa a simplicidade e beleza do entrelaçamento entre arquitetura, memória e natureza. 

© David Cervera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Canto Cholul / Taller Estilo Arquitectura" [Casa Canto Cholul / Taller Estilo Arquitectura] 14 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883480/residencia-canto-cholul-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.