Richard Meier & Partners projeta duas casas em condomínio residencial na República Tcheca

Apresentado recentemente, o condomínio residencial Oaks Prague Villas, será o primeiro projeto de habitação desenvolvido por Richard Meier & Partners na República Tcheca. Localizado nos arredores de Praga, na zona rural de Nebřenice mais especificamente, as villas irão compor um condomínio ainda maior, juntando-se ao Oaks Frontline Apartments (também projetados por Richard Meier & Partners), além de outros edifícios projetados por importantes arquitetos, como Eva Jiřičná e John Pawson, criando um novo e moderno distrito residencial chamado de the Oaks Prague Development.

Richard Meier & Partners projeta duas casas em condomínio residencial na República Tcheca - Mais Imagens+ 19

Villa 2 - Elevação Sul. Imagem © Bloomimages

As duas villas serão compostas por elementos semelhantes que se relacionam com o entorno específico de diferentes formas. A Villa 1, com 740 metros quadrados está orientada paralelamente ao campo de golfe adjacente, enquanto que a Villa 2, com 620 metros quadrados é um volume menor e mais compacto. Ambas foram projetadas a partir de uma clara separação programática, com as áreas de uso comum no térreo e as áreas íntimas no pavimento superior. Os jardins rebaixados criam um espaço privativo em relação à rua, o terraço na parte posterior, com piscina e lareira, é responsável por criar uma "transição gradual entre o espaço íntimo da casa e a ampla paisagem natural".

"Cada casa é composta por uma série de espaços íntimos localizados no pavimento superior e espaços de convívio no térreo, onde as pessoas se encontram e compartilham experiências, ambos amplamente abertos para a natureza", afirma o Sr. Meier.

Oaks Prague Villas - Modelo do terreno. Imagem © Jan Tichý and Richard Meier & Partners Architects

"O conceito geral do projeto das moradias surgiu como uma resposta objetiva às rigorosas normas locais de zoneamento e planejamento que exigem, entre outras coisas, um telhado tradicional inclinado", explicam os arquitetos. "A solução proposta é tão simples quanto engenhosa: um telhado de duas águas com uma cumeeira atravessada, resultando em uma estrutura que, faz sutil menção ao telhado inclinado das tradicionais villas checas, reinterpretando-a em um edifício escultural e contemporâneo".

"O desafio de projetar um telhado inclinado, com base nos requisitos do zoneamento do Oaks Prague Villas, tornou-se uma oportunidade para criar uma estrutura reconhecível mas de estética moderna, dadas as singelas linhas geométricas incorporadas no projeto do edifício", disse Vivian Lee, arquiteta associada responsável pelo projeto.

Villa 2 - Sala de estar. Imagem © Bloomimages
Villa 1 - Elevação Norte. Imagem © Bloomimages

Painéis de madeira composta envolvem os espaços da casa, contrastando a característica marcante do exterior com um interior mais aconchegante. Brises solares estão estrategicamente posicionadas no exterior de modo a filtrar a luz solar e controlar a temperatura.

"A conexão entre os espaços construídos e a natureza foi um elemento importante para o projeto, não apenas do ponto de vista visual, mas também na escolha dos materiais, como o carvalho e cedro, levando a natureza para dentro, criando um ambiente aconchegante e acolhedor", acrescentou Lee. "A composição entre luz e sombra proporcionada pelos brises da fachada sul preenchem os espaços interiores com a melhor luz natural, enquanto a volumetria mais sólida na fachada Norte dão suporte a estrutura da casa".

"Cada villa é uma composição complexa e ao mesmo tempo simples, com uma geometria clara e linhas retas. É um estudo altamente equilibrado e requintado entre transparência e privacidade", afirma o Sr. Meier.

Villa 1 - Elevação Oeste. Imagem © Bloomimages
Villa 2 - Detalhe interior. Imagem © Bloomimages

O Oaks Prague Villas soma-se à crescente lista de projetos de Richard Meier & Partners na República Tcheca, incluindo a ECM City Tower e a Corte City Green.

"Estou feliz pela realização de mais uma projeto na República Tcheca e de poder colaborar neste empreendimento único com a Arendon Development Company", comentou Richard Meier. "A arquitetura das casas reflete alguns dos princípios fundamentais de projeto do nosso escritório, a definição e a localização dos acessos, a clara organização programática, bem como um sistema estrutural e de fachada baseados em um rigoroso projeto de arquitetura".

Villa 1 - Modelo, Vista sudeste. Imagem © Jan Tichý and Richard Meier & Partners Architects

Atualmente em construção, o Oaks Prague Development contará, entre outras comodidades, com 250 moradias, um hotel boutique, um spa, um campo de golfe nacional PGA, um clube de campo, um haras e uma academia de tênis.

Via Richard Meier & Partners.

  • Arquitetos

  • Localização

    Nebřenice, 251 01 Popovičky, República Checa
  • Arquitetos responsáveis

    Richard Meier, FAIA, FRIBA; Vivian Lee, AIA
  • Arquiteto do projeto

    Jeremy D. Keagy
  • Colaboradores

    Grigorios Dimitriadis, Peter Liao, Xiaodi Sun, Steven Sze, Xiao Wang
  • Cliente

    Arendon Development Company a.s.
  • Arquitetos associados

    CUBOID ARCHITEKTI s.r.o.
  • Área

    1360.0 m2
  • Fotografias

    Bloomimages, Courtesy of Richard Meier & Partners Architects, Jan Tichý and Richard Meier & Partners Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Richard Meier & Partners projeta duas casas em condomínio residencial na República Tcheca" [Richard Meier & Partners Designs Two Villas for Ground-Up Modern Community in Czech Republic] 19 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883352/richard-meier-and-partners-projeta-duas-casas-em-condominio-residencial-na-republica-tcheca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.