Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 2 de 31Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 3 de 31Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 4 de 31Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 5 de 31Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Institut IGH , Kincl, Neidhardt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65860
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assa Abloy, Bega, Bemo, Disano, ESCOFET, Ideal Work, Sika, mmcite
  • Arquitetos Responsáveis: Branko Kincl, Velimir Neidhardt, Jure Radić
  • Equipe De Projeto: Ivana Benković, Ana Breka, Mirta Dropuljić, Ivana Drviš, Almir Ibrahimović, Igor Janković, Zrinka Mustać, Mihovil Selak
  • Paisagismo: Robert Duić
  • Desenho De Tráfego: Viadukt
  • Engenharia Estrutural : Institut IGH
  • Engenharias Complementares: Connecto project
  • Proteção Contra Incêndio: CTP projekt
  • Cidade: Zagreb
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 3 de 31
© Josip Škof

Descrição enviada pela equipe de projeto. Novidade no cenário da arquitetura internacional, o novo terminal de passageiros do aeroporto Franjo Tudman em Zagreb, escolhido através de um concurso internacional realizado em 2008 e inaugurado em 2017. 17 participantes se apresentaram ao concurso, incluindo três vencedores do prêmio Pritzker - Shigeru Ban (2º lugar), Norman Foster (3º lugar) e Zaha Hadid (5º lugar). Em última análise, o júri internacional concedeu o primeiro prêmio ao escritório de arquitetura croata.

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 8 de 31
© Josip Škof

Este complexo projeto faz parte da nova zona aeroportuária da cidade, destinada a se tornar uma futura área de desenvolvimento na região metropolitana de Zagreb. Além de sua ótima localização na área conurbada da capital, o novo terminal desempenha um importante papel também no planejamento urbano da região, qualificando a paisagem na porção sul da cidade.

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 2 de 31
© Studio HRG

No layout do térreo, apesar de suas enormes dimensões, o terminal apresenta uma arquitetura simples e de fácil compreensão espacial. É composto por um longo trecho de acessos, conexões e plataformas além de um edifício central que abriga todas as demais funções do programa. O volume principal do terminal é configurado em uma base quase quadrada (137,5 x 131,1 m) que se desenvolve por quatro pavimentos, onde se localizam as áreas de de check-in, estabelecimentos de acolhida, espaços de apoio e a zona de controle de segurança. No volume longitudinal encontram-se as funções comerciais e as ilhas das salas de espera, a partir das quais as aeronaves são acessadas através de oito pontes flexíveis.

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 25 de 31
Diagrama de pavimentos

A expressividade da estrutura se deve a sua forma orgânica e também ao poderoso algoritmo das curvas complexas da cobertura. A sua silhueta ondulada colabora com sua sutil inserção no contexto urbano local, sinalizando a cidade na qual está implantada e fazendo clara referência às montanhas que circundam Zagreb. A cobertura do novo terminal parece flutuar como um tecido solto sobre o edifício. A estrutura metálica composta do telhado e os enormes panos de vidro das fachadas proporcionam visões únicas para a cidade. Este tipo de abordagem visual se faz ainda mais evidente na estrutura completa do conjunto - um grid espacial de curvatura dupla composta de 26.000 peças metálicas que, devido a sua curvatura especial, são todas de diferentes comprimentos, conectadas em 6100 vínculos esféricos específicos.

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 4 de 31
© Josip Škof

Além de ser um elemento funcional do edifício, o grid estrutural da cobertura, possui um efeito quase artístico, os incontáveis segmentos lineares da estrutura criam uma paisagem interior impressionante, sua geometria torna-se um fator determinante na experiência espacial no interior do projeto. Oculto nesta expressividade formal estão os impressionantes dados sobre a quantidade de material gasto na construção - 2000 toneladas de aço estrutural, 35 mil metros cúbicos de concreto e 5000 toneladas de vergalhões de aço. O novo complexo aeroportuário é uma síntese de engenharia estrutural, arquitetura, excelente funcionalidade e contextualização urbana, tornando-se uma nova referência para a arquitetura croata do século XXI. Colaborando para a transformação da área periférica de Zagreb, o novo terminal está se transformando em um ícone da nova  arquitetura e do urbanismo croata. Por Alen Žunić.

Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH - Imagem 10 de 31
© Josip Škof

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zagreb, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aeroporto de Zagreb / Kincl + Neidhardt + Institut IGH" [Zagreb Airport / Kincl + Neidhardt + Institut IGH] 12 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882870/aeroporto-de-zagreb-kincl-plus-neidhardt-plus-institut-igh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.