Navarcles Skateplaza / PMAM + SKATE ARCHITECTS

Navarcles Skateplaza / PMAM + SKATE ARCHITECTS - Mais Imagens+ 13

Navarcles, Espanha
  • Arquitetos: PMAM, SKATE ARCHITECTS; PMAM, SKATE ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  657
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Inspeção Quantitativa De Segurança: Raül Ramón
  • Construtora: Construccions F60 + SkateGo
  • Cliente: Prefeitura de Navarcles
  • Cidade: Navarcles
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova pista esportiva de skate foi planejada como mais uma praça, mais uma oportunidade de criar cidade. Apesar de contar com um orçamento mínimo, aproveitou-se esse novo equipamento para transformar o ambiente de um antigo circuito de atletismo em um novo parque público aberto para toda a população. Aproveitando a natureza urbana do skate, o projeto pretende estruturar o espaço adjacente além do que foi estritamente edificado para cumprir sua função esportiva. Mesmo o skate sendo agora um esporte olímpico, o projeto aborda justamente sua compatibilidade com o espaço público, desde a realidade de sua prática majoritária nas praças e ruas das cidades.

© José Hevia
Implantação

Partindo dessa perspectiva, realizou-se um estudo de campo das praças e espaços públicos urbanos que transformaram Barcelona em uma meca internacional do esporte, como um tipo de efeito colateral e inesperado da famosa transformação olímpica e suas "praças duras". Foram incorporados como elementos de projeto obstáculos reais da rua, inspirados em Barcelona, incluindo réplicas das plataformas originais "Paral.lel" do Parque de lei Tres Xemeneies, os planos inclinados do Arc de Triomf e as calçadas de granito do MACBA.

© José Hevia
© José Hevia

A nova pista esportiva foi concebida expressamente como uma PLAZA, uma SKATEPLAZA. Foi construída com materiais habituais de urbanização do espaço público: pavimentos de ruas para pedestres, calçadas de granito maciço, etc. Uma urbanização que se estende a seu entorno imediato, transformando suas rampas e planos inclinados de concreto em taludes vegetais que integram a pista ao entorno. Projetou-se também uma linha de árvores que proporciona sombra para a pista, define visualmente o espaço do parque, e estabelece uma nova fachada verde para o entorno industrial do lote. O pavimento superior da skateplaza (cota +0,70 m) serve, além disso, em relação ao parque, como um possível novo cenário para eventos ou shows e para o festival anual Rock’n’Board, organizado pelos skatistas locais.

Planta + Corte + Axonométrica
© José Hevia

Por meio da implementação dos taludes verdes foi possível evitar a aparição de grafites e cantos indesejáveis, além de eliminar a necessidade de corrimãos verticais de proteção. Os grandes blocos de granito se encarregam de fechar sutilmente o perímetro do espaço para a prática do skate.

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Pla del Cos, 08270 Navarcles, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Navarcles Skateplaza / PMAM + SKATE ARCHITECTS" [NAVARCLES SKATEPLAZA / PMAM + SKATE ARCHITECTS] 07 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882579/navarcles-skateplaza-pmam-plus-skate-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.