Ciclo Economia Urbana sobre Verticalização e Densidade nos grandes centros urbanos

Arq.Futuro, Por Quê? e DataZAP realizam, no próximo dia 18/10, com apoio do Instituto Moreira Salles, o segundo encontro do Ciclo de Economia Urbana e convidam Daniel McMillen, economista urbano pela Universidade de Illinois, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman da DataZAP para debater o tema da verticalização, densidade e custo do crescimento vertical nos grandes centros urbanos.

No encontro, McMillen e Igliori tratarão de um assunto que permanece pouco discutido no campo da economia urbana: as implicações econômicas da edificação de arranha-céus. Nas primeiras décadas do século XX, com a disseminação dos elevadores e das tecnologias de construção em aço e concreto, o crescimento vertical nas cidades alcançou alturas espantosas.

Para os investidores, as vantagens parecem óbvias: se determinada localização é extremamente valorizada, com um preço por metro quadrado muito alto, a forma mais eficiente de aproveitá-la é construir o edifício mais alto que a tecnologia permita e a sociedade aceite. McMillen investigou esse tema — o surgimento de arranha-céus como resposta ao aumento do preço da terra — a partir de dados microgeográficos de Chicago num período de 140 anos (1870-2010). No seminário, ele apresentará suas conclusões, que revelam uma realidade mais complexa do que pressupõe a lógica econômica.

A mediação será feita por Danilo Igliori e o evento acontecerá das 10h30 às 12h30 no cineteatro do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, 2424.

- Daniel McMillen é economista urbano pela University of Illinois, em Chicago, e Ph.D. em Economia pela Northwestern University. Suas publicações constam em revistas acadêmicas importantes da área, como a Revista de Economia Urbana, Ciência Regional e Economia Urbana; a Revista de Economia e Estatística, Economia Imobiliária e o Jornal de Estatísticas Econômicas e Empresariais. É co-editor da Regional Science and Urban Economics e atua nos conselhos editoriais de revistas líderes em economia urbana e imobiliária, além de participar do Conselho de Administração da American Real Estate and Urban Economics Association.

- Danilo Igliori é PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.

O evento faz parte do ciclo de debates que o Arq.Futuro promove sobre Economia Urbana.

Inscrição gratuita: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtchL7taAdmUdluVrk9lRmo4yDyvu5BU5HxEDPdz_oP80xpw/viewform

Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana – Verticalização e densidade nos grandes centros urbanos
Data: 18.10
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Cineteatro do Instituto Moreira Salles
Endereço: avenida Paulista, 2424
Mais informações: www.facebook.com.br/arqfuturo

Palestrantes:
Daniel McMillen I Economista Urbano da Universidade de Illinois (http://www.economics.illinois.edu/people/mcmillen/McMillen.aspx)
Danilo Igliori I Professor da FEA-USP e chairman do DataZAP
Haverá uma breve apresentação de ambos e depois debate

Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre o futuro das cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade urbana e os espaços públicos.

Sobre o Por quê? - www.porque.uol.com.br
O Por quê? produz conteúdos explicativos sobre economia em vídeo (filmagem e animações gráficas), áudio e texto. Traduzimos o economês em diferentes meios para sermos tão versáteis quanto o público brasileiro, tão heterogêneo em vários aspectos. Nossa proposta é tirar as dúvidas de qualquer um, independentemente do nível de conhecimento. Com bom humor e fugindo dos jargões acadêmicos, mas sem perder a precisão, mostramos que raciocinar economicamente é bem mais fácil do que parece. Promovemos palestras e debates que podem ser acompanhados presencialmente ou, ao vivo, em nossos canais. Os eventos também estão arquivados para acesso permanente em nossa plataforma. Participam economistas de nossa equipe e convidados. Entre eles, outros especialistas da área econômica e representantes de outros setores relacionados – como política, saúde, educação e direitos humanos.

  • Título

    Ciclo Economia Urbana sobre Verticalização e Densidade nos grandes centros urbanos
  • Tipo

    Mesa de discussão
  • Organizadores

    Arq. Futuro
  • De

    18 de Outubro de 2017 10:30 AM
  • Até

    18 de Outubro de 2017 12:30 PM
  • Onde

    Instituto Moreira Salles - SP
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo Economia Urbana sobre Verticalização e Densidade nos grandes centros urbanos" 11 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881441/ciclo-economia-urbana-sobre-verticalizacao-e-densidade-nos-grandes-centros-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.