Parque Educativo Raíces / Taller Piloto Arquitectos

Parque Educativo Raíces / Taller Piloto Arquitectos - Mais Imagens+ 35

  • Autores: Juan Manuel Bernal Arias, Alexandra Bolaños Bejarano, Fabio Andres Palomino Panameño
  • Arquitetos Responsáveis: Taller Piloto Arquitectos
  • Cidade: Guatapé
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Rolando Ocampo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O feito arquitetônico como ferramenta para a construção da memória e da identidade de uma comunidade é o princípio fundamental no qual se baseia o projeto, tendo como elementos de criação o imaginário coletivo da cultura, tradições e a história, formados e modelados pela mesma paisagem e território no qual se encontram.

Maquete

El Peñol, conhecida como a Fênix da América, é uma cidade que sofreu um deslocamento forçado de seu centro municipal, o que não rompeu, mas modificou sua trajetória na história, mas não impediu que ressurgisse.

© Sebastian Giraldo

A localização do projeto encontra-se no perímetro urbano, o que o transforma em um ícone visual do município, fortalecendo os valores e tradições apoiados em um espaço público aberto e coletivo, um cenário de integração, para a criação de uma identidade e apropriação do mesmo. 

Planta - Térreo

O projeto recebe o visitante a partir de uma praça, um espaço-mirante que se transforma em testemunha da nova paisagem na qual vive a comunidade. No interior do projeto, os espaços pedagógicos e culturais tem seu valor mais importante no vazio que os complementa, espaços livres e flexíveis adequados para o encontro, formados a partir de pátios e jardins, permitindo estender duas atividades ao espaço comum, ao espaço de todos, o que se entende como uma tradição estabelecida e que foi se perdendo no uso do pátio e entradas tradicionais da residência de Peñol, assim isso se retoma como um espaço articulador no projeto, um ambiente para dividir.

© Juan Manuel Bernal Arias

A paisagem como matéria prima faz parte integral da construção espacial, tomando a luz e a sombra, o ar, a vegetação, e a paisagem onde se encontra o lote, como elementos primários que demandam a ausência do construído, o vazio, para poderem ser aproveitados como jardins, pátios e praças e, assim, evidenciar a passagem do tempo que marca os ritmos e momentos, os cheios e os vazios. O projeto encontra-se em um contexto natural de transição entre o urbano e o rural, por isso se constrói a partir de materiais e acabamentos aparentes onde a própria estrutura é o aspecto final, propõe texturas e acabamentos honestos e austeros, os quais dão o maior protagonista à atmosfera natural, se transformando em uma tela que recebe a exuberância da vegetação e as cores da cultura. Clareza e simplicidade construtiva através do uso de paredes de blocos de concreto variados e concretos fundidos, refletem um sistema modular e prático, sem perder a variedade a partir de suas áreas livres que melhoram a qualidade construtiva, reduzem o tempo de execução e o orçamento da obra.

© Sebastian Giraldo
Corte
© Sebastian Giraldo

O Parque Educativo transforma-se em um espaço que reconhece sua própria paisagem, evidenciando-a, com a capacidade e a bondade de receber as atividades e experiências, as quais permitirão criar e consolidar memória e identidade fragmentadas da comunidade.

© Juan Manuel Bernal Arias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Peñón de Guatapé, Guatapé, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Educativo Raíces / Taller Piloto Arquitectos" [Parque Educativo Raíces / Taller Piloto Arquitectos] 19 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881314/parque-educativo-raices-taller-piloto-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.