Villa X / Barcode Architects

Villa X / Barcode Architects - Imagem 2 de 16Villa X / Barcode Architects - Imagem 3 de 16Villa X / Barcode Architects - Imagem 4 de 16Villa X / Barcode Architects - Imagem 5 de 16Villa X / Barcode Architects - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Barcode Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DRT Vloeren, OWA GMBH, Reynaers Aluminium
  • Arquitetos Responsáveis: Dirk Peters, Caro van de Venne, Tim Brans, Wim Sjerps
  • Equipe De Projeto Barcode: Dirk Peters, Caro van de Venne, Tim Brans, Wim Sjerps, Alexandra Erupe, Silvia Diaconu, Jakub Pakos
  • Construção: B2CO
  • Instalações: Bloem Installatieadvies
  • Tecnologia Da Construção: Bureau Bouwkunde
  • Paisagismo: MTD Landschapsarchitecten
Mais informaçõesMenos informações
Villa X / Barcode Architects - Imagem 3 de 16
© Christian van der Kooy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa X combina cheio e vazio numa composição geometricamente minimalista. Com base no desejo dos clientes de tanto abertura quanto privacidade, a Barcode Architects projetou um espaço de estar que se mistura perfeitamente com o jardim, bem como ambientes fechados que permitiriam ao casal "fechar a porta". A simplicidade, a qualidade dos materiais e a aparência contemporânea foram aspectos fundamentais do projeto.

Villa X / Barcode Architects - Imagem 5 de 16
© Christian van der Kooy
Villa X / Barcode Architects - Imagem 14 de 16
Axonométrica
Villa X / Barcode Architects - Imagem 9 de 16
© Christian van der Kooy

Para obter uma exposição ideal ao sol e maximizar o tamanho do jardim, a casa é concebida como uma única caixa alongada. As fachadas da frente e de trás são dobradas para dentro, proporcionando um espaço externo coberto, mantendo a pureza geométrica do volume. Uma transição público-privado é então criada na frente, e um terraço protegido surge na parte de trás. Vista de fora, a composição de cheio-vazio pode ser observada. Uma longa fachada transparente define o espaço aberto - o "vazio" - e dois blocos de concreto fechados em ambas as extremidades marcam os espaços privados "cheios", que contêm os espaços privados e de hóspedes. A fachada totalmente envidraçada abre a sala de estar em direção ao jardim e faz com que a mudança da luz ao longo do dia anime o espaço.

Villa X / Barcode Architects - Imagem 8 de 16
© Christian van der Kooy

Os espaços privados "cheios" estão revestidos de concreto antracite, o qual é detalhado para ser ao mesmo tempo maciço, sutil e refinado. As paredes laterais robustas de concreto pré-fabricado de 12 toneladas, de dimensões 11m x 3m, proporcionam uma sensação de peso e solidez protetora, enquanto o acabamento suave e reflexivo - alcançado por múltiplas camadas de polimento manual - produzem um efeito delicado e luxuoso. A janela saliente do quarto de hóspedes parece maleável e dúctil; ela é moldada na parede, parecendo ter sido retirada de uma superfície elástica. Os cantos da casa são precisos e definidos. As paredes de concreto de 15 cm de espessura se unem em um espaço delgado de 10 mm e a geometria angular das fachadas frontal e posterior faz com que as paredes pareçam marcadas e dobradas com precisão. No interior, as zonas privadas têm uma atmosfera intimista com ambientes com identidades próprias: do banheiro com inspiração "surrealista" que remete ao artista Escher ao banheiro de hóspedes de um amarelo ensolarado.

Villa X / Barcode Architects - Imagem 6 de 16
© Christian van der Kooy

Contido entre as duas extremidades "cheias" escuras, o "vazio" central é um espaço de estar brilhante e arejado. Uma vista direta para o jardim é possibilitada por uma fachada totalmente envidraçada com perfis escondidos no chão e no teto. A luz do sol é refletida pelo teto branco e pelas paredes brancas, e pelo piso de resina claro. O espaço é completamente aberto, com apenas dois elementos centrais de mobiliário em destaque que definem as áreas de entrada, estar, jantar e cozinha. Um é um elemento linear tátil com arestas curvas e um acabamento de bambu liso e manchado de cor escura, ecoando a árvore antiga presente no lado externo. Ele integra as instalações prediais, um espaço para depósito, uma TV e uma lareira. Continuando por cima do telhado, ele ancora visualmente o edifício. O segundo elemento central é retilíneo e em forma de T. Define a entrada, sala de jantar e cozinha, e apresenta armários de carvalho com manchas pretas. Esses dois elementos de madeira adicionam aconchego e uma escala íntima à área de estar clara e aberta. A partir deste espaço protegido mas transparente, o casal pode contemplar o jardim que muda durante as estações.

Villa X / Barcode Architects - Imagem 4 de 16
© Christian van der Kooy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa X / Barcode Architects" [Villa X / Barcode Architects] 18 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881257/villa-x-barcode-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.