Escola Primária La Couyere / Atelier 56S

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 2 de 15Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 3 de 15Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 4 de 15Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 5 de 15Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Mais Imagens+ 10

La Couyère, França
  • Arquitetos: Atelier 56S
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALU-K Group, Le Prieuré Group, Rijswaard
  • Orçamento: 405.000 €
  • Cidade: La Couyère
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 6 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação deste projeto foi ditada pela aspiração de uma reorganização urbana dos terrenos definidos para a biblioteca, o TAP Hall, o salão multiuso e a nova escola de La Couyère, na França.

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 12 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Cada acesso do espaço público aos lotes foi localizado em uma área diferente, criando um caminho de leste a oeste que distribui cada novo equipamento público em uma única área. A implementação da escola ao leste do terreno, juntamente com a biblioteca, reforça este novo percurso público.

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 2 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes
Planta
Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 3 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

O projeto é baseado na premissa do meio ambiente nesta locação, a mineralidade dos materiais, a importante vegetação do entorno, e a divisão linear urbana por duas paredes de pedra localizadas no atual pátio da escola. 

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 8 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

ESCOLA

A escola tinha necessidade de proporcionar espaços de concentração para os alunos, mas também espaços mais informais, para ensino através da experiência individual.

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 10 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Um núcleo de ensino, simples e compacto é criado na área central, isolado e protegido do tempo, com capacidade para altas performances energéticas (RT 2012 -30%). É composto de duas salas de aula, uma sala de atividades, um escritório e dois espaços de serviço. Esse núcleo é envolto por espaços de uso livre e fechados por paredes de tijolos tradicionais, que são uma continuidade das paredes feitas de pedra, e criam uma verdadeira experiência divertida, com elementos informais que permitem abstração e diversão. Estes espaços são utilizados para circulação, corredores, e áreas de brincadeiras. No novo espaço de jogos, pequenas paredes de tijolos são adicionadas às paredes de pedra existentes e permitem que as crianças sentem, se escondam, brinquem, aprendam e sintam... e a libertar sua imaginação.

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 4 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Um sistema construtivo híbrido com madeira e concreto foi o mais apropriado; o exterior é revestido com tradicionais tijolos moldados à mão e uma camada de cal cobre as paredes abrigadas. Para o isolamento, materiais naturais foram escolhidos, como uma pasta de celulose que preenche as paredes com estrutura de madeira. Para aumentar a performance térmica, utiliza-se painéis de fibras de madeira revestidas com uma camada de cal. Todo o projeto conta com uma cobertura vegetalizada.

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 9 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes
Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 5 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Nos interiores, as salas de aula são revestidas com painéis perfurados que garantem o conforto acústico e criam uma atmosfera calorosa e aconchegante. Nas áreas informais, o concreto é aparente e contam com luz natural proveniente de vários sistemas, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Originalmente publicado em Outubro 19, 2017

Escola Primária La Couyere / Atelier 56S - Imagem 11 de 15
Cortesia de Atelier 56S architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:35320 La Couyère, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária La Couyere / Atelier 56S" [Primary School La Couyere / Atelier 56S] 27 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881254/escola-primaria-la-couyere-atelier-56s> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.