Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças

O arquiteto espanhol Nacho Gias, em colaboração com o designer gráfico Fernando Carbayo, apresentaram o Playground, uma intervenção em uma quadra de futebol de uma escola em Torrelodones, Madri. A obra pretende fomentar a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças enquanto elas inventam seus próprios jogos, guiados por percursos, pontos de encontro e pistas dentro do próprio campo.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

Descrição do arquiteto. O espaço se divide em duas grandes áreas: O campo de futebol e o espaço de jogos.

O campo de futebol consiste em uma versão reduzida de um campo de futebol convencional, com a marcação de suas duas áreas, traves e o centro do campo.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

Ainda que campo de futebol seja um espaço para um jogo com regras muito claras, planejamos para ele, um espaço de atividades em uma direção completamente oposta, um espaço aonde as crianças possam criar seu próprio mundo.

A intenção deste espaço é fomentar a criatividade e a imaginação das crianças, que sejam elas as inventoras de seus próprios códigos, jogos e regras.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

O projeto tem como base as fotografias de Martha Cooper, apresentadas em seu livro “Street Play”, onde é possível ver crianças inventando todo tipo de brincadeiras nos mais variados espaços. Trata-se de um projeto que parte do olhar da criança, da sua capacidade em criar novas situações e lógicas. A partir disso, Daniela Martagón compartilha conosco lembranças de sua infância:

Me lembro vagamente de distintos jogos em círculos no pátio do colégio, em um deles todos começávamos no centro de um círculo ou base e tínhamos que correr o mais longe possível porque declarávamos guerra e cada um de nós era um país. O repertório de possibilidades era infinito.

© Francisco Javier Ruiz Montero

O projeto, baseado nestas experiências, da uma série de pistas, tais como percursos, pontos de encontro, rupturas, etc. As crianças devem interpretar estas pistas e inventar suas próprias regras ao invés de apenas seguir aquelas já conhecidas. Isto por si só já configura um jogo.

Sem fornecer todas as pautas para a criação das regras, a imaginação dos usuários torna-se fundamental para o desenvolvimento das ideias.

Nome da Obra: Playground
Arquitetos: Nacho Gias Studio
Localização: Torrelodones, Madri, Espanha
Ano: 2017
Área construída: 300 m²
Arquitetos responsáveis: Ignacio Gias (Arquitecto)
Fotógrafo: Francisco Javier Ruiz Montero
Outros participantes / colaboradores: Fernando Carbayo (Designer Gráfico)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. "Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças" [Intervención fomenta la creatividad e imaginación de los niños sugiriendo crear sus propios juegos y reglas] 11 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881102/intervencao-em-escola-de-madri-exercita-a-criatividade-e-a-capacidade-imaginativa-das-criancas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.