Casa Caleidoscópio / Paul Raff Studio

Toronto, Canadá
  • Arquitetos: Paul Raff Studio; Paul Raff Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  457
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumilex, Benjamin Moore, Ee Stairs America, Kourtis Flooring, Praxy Cladding Corp, Stone Tile
  • Engenharia Estrutural : Neumann Associates Limited
  • Engenharia Mecânica: Bowser Technical Inc.
  • Construção: Duffy and Associates
  • Arquiteto Responsável: Paul Raff
  • Cidade: Toronto
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Ben Rahn / A-Frame

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa construída em Chapli Estates, na região central de Toronto no Canadá é destinada à uma família de 4 pessoas.

© Ben Rahn / A-Frame

Seu exterior marcante é integrado ao entorno urbano de traçado orgânico, com fortes conexões visual e físicas ao seus espaços de jardim. A partir da rua, está envolto em um revestimento robusto porém sutil em placas de zinco, pontuadas por grandes aberturas que criam a impressão de uma escultura em baixo relevo. Esta sensação também é contínua na parte posterior da casa, uma vez que essas estruturas interconectadas conectam fluidamente as varandas esculpidas e os canteiros de vegetação.

© Scott Norsworthy

O interior da Casa Caleidoscópio é destacado pela abundância de luz natural. Ao desenhar o edifício, o arquiteto Paul Raff assumiu a tradicional configuração de dois pavimentos e uma casa centralizada no terreno, aberta ao jardim e também internamente, transformando-a em um espaço inspirado nas configurações de um loft.

© Scott Norsworthy

O projeto tem destaque em sua notável escadaria, unificando a casa desde o subsolo aos pavimentos superiores. Sua forma intricada é como uma escultura de origami, que se dobra verticalmente ao longo da casa. Esta escadaria apresenta uma face reflexiva e outra translúcida, desenhada para capturar e refletir a luz, assim com o as diferentes vistas, criando um jogo complexo e tridimensional de espacialidade cinética.

© Ben Rahn / A-Frame

"Morar nesta casa tem sido uma aventura", de acordo com um dos moradores. "Vivemos com tanta luz, tantas surpresas de reflexões... Caminhar de um pavimento a outro é como caminhar através de um caleidoscópio. Esta sensação de excitação contrapõe com as vistas tranquilas para o pátio posterior e os jardins frontais, visíveis de toda a casa."

Corte B-B'

Na parte superior das escadas, os residentes encontram uma sutil inclinação da cobertura que permite grandes janelas voltadas ao sul, trazendo abundância de luz natural para os interiores, com luz proveniente do meio da casa. 

© Scott Norsworthy

"É sobre a luz", diz o arquiteto. "A configuração dos espaços e as fortes conexões visuais com o exterior traz a sensação de que estar vivendo nos interiores não o desconexa, mas ao invés disto, acentua que se está vivendo de maneira harmoniosa com o mundo natural."

© Ben Rahn / A-Frame

A entrada principal se abre para uma área de estudo e de estar, que flui naturalmente para uma generosa área de jantar, de estar formal e uma cozinha aberta. Canteiros internos trazem vida para dentro da casa, enquanto criam uma separação distinta entre as áreas de estar e jantar. O térreo ainda abriga uma garagem, e sala de serviços técnicos, organizada de forma compacta em uma das laterais.

Planta - Térreo

O segundo pavimento é dividido em dois meio pavimentos, e abriga um quarto, banheiro e escritório no meio nível inferior, e no superior, o quarto principal com suíte, uma lavanderia e uma terceira suíte. 

Planta - Superior

O subsolo proporciona uma variedade de espaços, incluindo uma sala multimídia conectada à garagem através de uma grande abertura no teto que naturalmente preenche o ambiente de luz natural. Este nível também abriga um estúdio de arte com grande área de depósito para a extensiva coleção de arte dos residentes, além de um quarto de hóspedes, sauna e sala mecânica.

Planta - Subsolo

Este é um edifício de alta performance construído com princípios sustentáveis: a envoltória do edifício é extremamente bem isolada, e inclui aquecimento, ventilação e ar condicionado de alta eficácia, controlados por um sistema inteligente automatizado. 

© Ben Rahn / A-Frame

Este sistema automatizado fornece funções que a família pode controlar com um aparelho celular, incluindo o ativar e desativar as luzes, persianas motorizadas, segurança doméstica e um sistema de alto-falante integrado em toda a casa.

© Ben Rahn / A-Frame

Esta é uma casa contemporânea e sofisticada, caracterizada pela luz natural e a maneira como preenche os espaços de maneira dinâmica para esta família ativa.

© Ben Rahn / A-Frame

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Caleidoscópio / Paul Raff Studio" [Kaleidoscope House / Paul Raff Studio] 16 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881078/casa-caleidoscopio-paul-raff-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.